Carregando...
Carregando


Juína News

Hoje Quarta
23 de Setembro de 2020




Industriais de Mato Grosso começam ano mais confiantes em crescimento econômico

21 de Janeiro de 2020
- Fonte: Só Notícias - Atualizado 21/01/2020 19:53:00

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso bateu recorde ao atingir 66,5 pontos em dezembro. Esse é o melhor resultado da série histórica da pesquisa, realizada mensalmente pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Os dados foram divulgados na última sexta-feira. O crescimento foi de 1,5 ponto em relação a novembro e de 2,6 pontos em comparação a dezembro de 2018. Os indicadores do ICEI variam de zero a 100. Índices acima dos 50 pontos demonstram que os empresários estão confiantes.

O presidente em exercício da Fiemt, Ailton Ferreira da Silva, o resultado da pesquisa está relacionado aos sinais de recuperação da economia e também ao aumento da confiança do empresário no setor público. “O governo federal tem tomado medidas que favorecem a competitividade da indústria. Isso traz mais segurança ao empresário para investir, o que é muito positivo para a economia, pois gera um ciclo virtuoso de geração de empregos, distribuição de renda, circulação de recursos no mercado”, analisa.

O otimismo do empresário industrial segue alto independente do porte da empresa. As médias e grandes indústrias tiveram crescimento de 3 pontos frente a novembro e fecharam o último mês do ano com 67,5 pontos. A confiança da indústria de pequeno porte cresceu 4,3 pontos em relação a dezembro de 2018 ao atingir 64 pontos, resultado bem acima da linha divisória dos 50 pontos mesmo com recuo de 2,1 pontos em comparação a novembro.

O Índice de Expectativas registrou 69,6 pontos no mês. A confiança se estende por todos os segmentos, a indústria da construção alcançou 62,7 pontos e as extrativas e de transformação atingiram 66,8 pontos. A pesquisa, conduzida pelo Observatório da Indústria da Fiemt, revela que o Índice da Condição Atual cresceu 3,9 entre novembro e dezembro ao atingir 60,4 pontos. Para Ailton, o ano de 2019 foi de observação e adequações.  “Agora, esperamos que as coisas comecem a caminhar e que, em breve, haja uma retomada de investimentos. Não existe investimento sem confiança”, ressalta.

O presidente em exercício da Fiemt também afirma estar confiante com o futuro de Mato Grosso, pois acredita que “a indústria de Mato Grosso é a que mais tem potencial para crescer. Já somos grandes produtores de matéria-prima, agora precisamos agregar valor à nossa produção agropecuária por meio da indústria, para que a economia do nosso estado se fortaleça. Esse é o nosso grande desafio”.

A assessoria da Fiemt conclui que a pesquisa foi feita em dezembro com 101 empresas – 52 são pequenas e 49 de porte médio e grande.

  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Google
0 - COMENTÁRIO
Deixe seu comentário



O site www.juinanews.com.br foi criado em 2008 com o único objetivo de levar as informações e as notícias do município de Juína e toda região.

Com o Juína News, você fica informado. As notícias são imparciais, volte sempre.

© 2008 - 2020 - A notícia certa, na hora certa.
Todos os direitos reservados.