Carregando...
Carregando


Juína News

Hoje Domingo
25 de Outubro de 2020




Perto do Enem, Seduc decide retorno de aulas para terceirão; restante em 2021

17 de Outubro de 2020
- Fonte: RDNEWS - Atualizado 17/10/2020 11:52:42
Divulgação

Divulgação

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretária de Estado de Educação (Seduc) deve definir, em reunião no início da noite desta sexta (16), se retoma as aulas presenciais com os alunos do “terceirão”, já que são o último ano do ensino médio. O restante deve ficar para 2020, com projeção para fevereiro.
 
Segundo a secretária Marioneide Kliemaschewsk, caso seja decidido pelo retorno, ele deve acontecer de forma híbrida. "Eu tenho 25 alunos numa sala. Vou atender 12 alunos em um dia, e 13 no outro", exemplifica aos jornalistas, no Palácio Paiaguás. O mesmo conteúdo será repassado para os dois grupos de alunos, em dias diferentes, da mesma turma.
 
O modelo híbrido será garantido o distanciamento entre as mesas e com os demais protocolos das autoridades sanitárias.
 
O Governo também lança um intensivão para os estudantes do 3º ano inscritos no Enem, que faz parte do projeto “Pré-Enem Digital Gold, porque nossos estudantes valem ouro”. O objetivo do projeto é preparar os alunos que vão fazer o exame, por conta do prejuízo ocasionado pela pandemia, de forma que consigam entrar em uma faculdade. Marioneide acrescenta que o vírus impactou as aulas não só em Mato Grosso, mas em todo o país.
 
Para os alunos dos demais anos, o Governo estuda a possibilidade de adotar um ano cíclico, ou seja, com aprovação automática. O diferente é que, no ano seguinte, o estudante vai pagar o que falta, para recuperar a aprendizagem perdida nesse ano. Marioneide disse que, ao invés de 800 horas anuais, a carga horária vai ser de 1115 horas.
 
A ampliação de 315 horas vai ser feita de forma on-line e presencial. As aulas começariam no dia 1º de fevereiro e iria até 22 de dezembro de 2021, segundo o planejamento inicial da secretária. Ainda se mantêm as quatro horas diária, de segunda a sexta, mas com mais duas de forma virtual ou com apostila.
 
Concursados
 
Para os jornalistas, a secretária Marioneide Kliemaschewsk também anunciou que deve chamar mais de 340 novos professores, aprovados em concurso da pasta de 2017. A expectativa é que a nomeação saia no final de novembro ou início de dezembro.
 
Pré-Enem Digital Gold
 
Junto com a possível retomada das aulas presenciais, a Seduc vai ofertar um intensivão de aulas para o Enem para os estudantes do 3º ano.
 
O intensivão ocorrerá de forma presencial e transmitidas pela TV Assembleia. Será ainda disponibilizadas no Facebook e Youtube da Seduc. As aulas serão focadas em todos os componentes curriculares exigidos no Enem, ou seja, de redação, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza.
 
As aulas pela TV Assembleia (canais HD Digital 30.1 e 30.2 e canal 10 na Net TV) serão transmitidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, com reprise das 20h às 21. Já as aulas presenciais serão realizadas entre os dias 07 de novembro a 9 de janeiro, sempre aos sábados, em quatro polos do Estado, Cuiabá, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop, onde têm o maior número de inscrito no Enem.
 
Para participar das aulas, o estudante do 3º ano do ensino médio, inscrito no Enem, deverá fazer a inscrição prévia na página da Seduc, cujo link e locais das aulas estará disponível a partir da próxima semana.
 
Aulas presenciais do intensivão
 
Em Cuiabá, nos dias 07 e 14 de novembro, das 8h às 11h, serão ofertadas aulas de Redação. Já nos dias 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro e 09 de janeiro de 2021, sempre das 8h às 12h, serão as aulas das áreas do conhecimento.
 
Nos polos de Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop serão realizados os “Aulões” de Redação nos dias 07, 14, 21 e 28 de novembro, 12 de dezembro e 09 de janeiro, sempre das 8h às 11h. No município de Sinop haverá uma segunda turma nos mesmos dias no período vespertino, das 14h às 17h.
 
As aulas presenciais vão respeitar os protocolos de segurança emitidas pelas autoridades de Saúde, como distanciamento entre os alunos, com a capacidade máxima permitida pelos decretos em vigência, uso de máscaras, álcool em gel, entre outros cuidados.
 
De acordo com dados disponibilizados pelo Inep, Mato Grosso possui o total de 15.919 inscrições gratuitas no Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Considerando que um dos requisitos para esta inscrição é o estudante estar matriculado no último ano do ensino médio e em uma escola pública, subtende-se que grande número destes inscritos fazem parte da rede estadual de ensino. O Enem ocorre no dia de 17 e 24 de janeiro.
  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Google
0 - COMENTÁRIO
Deixe seu comentário



O site www.juinanews.com.br foi criado em 2008 com o único objetivo de levar as informações e as notícias do município de Juína e toda região.

Com o Juína News, você fica informado. As notícias são imparciais, volte sempre.

© 2008 - 2020 - A notícia certa, na hora certa.
Todos os direitos reservados.