Carregando...
Carregando


Juína News

Hoje Quinta
04 de Junho de 2020




Em Juína, coronavírus já é transmissão comunitária - entenda

22 de Maio de 2020
- Fonte: Assessoria - Atualizado 22/05/2020 11:39:42
Divulgação

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Juína divulgou nesta quinta-feira, 21 de maio, a atualização dos números de casos do novo Coronavírus COVID-19 no município, sendo até o momento 53 notificações suspeitas assim divididas: 34 descartados, 13 aguardando resultado e 06 casos confirmados. Os dados confirmam que a transmissão do vírus já está em fase comunitária, que é aquela modalidade de circulação na qual não é mais possível rastrear a origem das cadeias de infecção, devido envolver vários núcleos sociais que não se relacionam. Os 06 (seis) casos confirmados, por exemplo, pertencem a quatro grupos sociais distintos.
 
PESSOAS EM MONITORAMENTO: Além do número acima citado, há também 13 pessoas assintomáticas (sem sintomas) que mantiveram contato com pessoas testadas positivamente para COVID-19 que estão em quarentena sob monitoramento da Vigilância em Saúde até realizarem suas testagens. Os números acima mencionados são oficiais e finalizados. Eles foram enviados à Secretaria de Estado da Saúde para inserção dos mesmos no Boletim Estadual, que ocorrerá de acordo com a programação do referido órgão.
 
A secretária municipal de Saúde, Leda Villaça, que também testou positivo para COVID-19, confirmou que foram vários dias de estudos para identificar essa modalidade de transmissão.
 
“Desde o primeiro caso confirmado iniciamos uma investigação epidemiológica para identificar a origem do mesmo, porém em menos de 24 horas outros dois casos se confirmaram em dois núcleos sociais distintos. Depois disso, surgiram mais três casos confirmados em outro núcleo social que evidenciou pra gente que a transmissão em fase comunitária e isso muito nos preocupa”, frisou.
 
Nesse contexto, ressalta a secretária, as medidas de isolamento social e os cuidados sanitários que têm sido amplamente difundidos ganham ainda mais importância. “É preciso reduzir, ao máximo, o contato entre as pessoas e tornar rotineiras as ações preventivas, para minimizarmos a progressão do contágio. Estudos apontam que cada pessoa infectada contamina outras três”, salienta.
 
Outro agravante é que a doença pode ser assintomática ou ter sintomas brandos em muitos casos, elevando o potencial de propagação. Nesse cenário, a preocupação é ainda maior com o grupo de risco (idosos, doentes crônicos e pessoas com baixa imunidade). A contaminação dessa população mais suscetível às complicações da Covid-19 pode provocar uma sobrecarga no sistema de saúde.
 
  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Google
0 - COMENTÁRIO
Deixe seu comentário



O site www.juinanews.com.br foi criado em 2008 com o único objetivo de levar as informações e as notícias do município de Juína e toda região.

Com o Juína News, você fica informado. As notícias são imparciais, volte sempre.

© 2008 - 2020 - A notícia certa, na hora certa.
Todos os direitos reservados.