Carregando...
Carregando


Juína News

Hoje Domingo
12 de Julho de 2020




Única mulher iraniana a ganhar medalha olímpica deixa o país: 'Sou uma das milhões de mulheres oprimidas no Irã'

Atleta estava de férias na Europa e permaneceu na Holanda, afirma televisão holandesa. Kimia Alizadeh alega ter sido uma 'ferramenta de propaganda' das autoridades iranianas.

13 de Janeiro de 2020
- Fonte: Reuters - Atualizado 13/01/2020 16:29:14
Peter Cziborra/Arquivo/Reuters

Peter Cziborra/Arquivo/Reuters

A campeã de taekwondo Kimia Alizadeh, a única mulher a conquistar uma medalha olímpica para o Irã, deixou o país semanas atrás alegando ser usada como uma ferramenta de propaganda das autoridades iranianas. A atleta está treinando em Eindhoven, no sul da Holanda, informou a emissora holandesa NOS nesta segunda-feira (13).
 
"Sou uma de milhões de mulheres oprimidas do Irã que eles estão manipulando há anos", escreveu Alizadeh em uma postagem no Instagram publicada no fim de semana.
 
"Eu vestia qualquer coisa que eles mandavam e repetia qualquer coisa que me ordenavam. Cada frase que me ordenavam eu repetia", completou a atleta, que conquistou medalha de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
 
Holanda acolhe a atleta
 
Mimoun El Boujjoufi, treinador de taekwondo da Holanda, disse à NOS que foi procurado por Alizadeh um mês atrás. "Ela estava de férias na Europa, mas decidiu com o parceiro não voltar ao Irã", disse El Boujjoufi, segundo a emissora.
 
"É claro que ela é bem-vinda aqui. Conhecemos suas qualidades. Ela é um grande acréscimo ao taekwondo da Holanda".
 
Na postagem feita no Instagram no fim de semana, Alizadeh insinuou que se mudou para a Europa, mas sem dar detalhes.
 
"Ninguém me convidou à Europa e não recebi uma oferta tentadora. Mas aceito o sofrimento e a adversidade da saudade de casa porque não queria ser parte da hipocrisia, das mentiras, da injustiça e da bajulação".
 
Não ficou claro se a Holanda foi abordada a respeito de um pedido de asilo. O Ministério das Relações Exteriores holandês não quis comentar.
 
  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Google
0 - COMENTÁRIO
Deixe seu comentário



O site www.juinanews.com.br foi criado em 2008 com o único objetivo de levar as informações e as notícias do município de Juína e toda região.

Com o Juína News, você fica informado. As notícias são imparciais, volte sempre.

© 2008 - 2020 - A notícia certa, na hora certa.
Todos os direitos reservados.