CDL
INFORMA A HORA:
Sperandio
Samir
Notícias

BRASIL: O PAÍS DO FUTEBOL E DO CARNAVAL

   26/11/2013
Fonte: Juína News   

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol e do carnaval, confesso que preferiria que nosso país fosse conhecido internacionalmente por outros adjetivos. Antes que me atirem pedras, digo que gosto de esporte, e em especial futebol,quanto ao carnaval,faz parte do nosso folclore,ainda que desvirtuado já  há algum tempo.

 


O brasileiro ama futebol e não há nada de errado nisso, o sonho de quase todo menino é ser jogador de futebol, inclusive foi o meu. A explicação para isso é fácil: não é somente o amor pelo futebol;na realidade faltam as nossas crianças e  jovens outras referências,por isso, carreiras como as de jogador de futebol,atriz e modelo são os sonhos de quase todos meninos e meninas.

 


Os Nortes americanos amam esportes, mas amam também a educação de excelência, praticamente, todos os anos, vemos cientistas, pesquisadores, escritores, e pasmem, ativistas  americanos serem laureados com os mais diversos prêmios ,entre eles o Nobel,incluindo o da paz,logo eles, especialistas em produzir guerras.

 


Em comum com os nortes americanos temos o amor pelo esporte; com exceções do futebol e vôlei eles são melhores do que nós em tudo, basta comparar o quadro de medalhas nas olimpíadas ,um verdadeiro massacre,quase todo atleta americano tem formação superior,os nossos,salvo raríssimas exceções, mal sabem falar o português,escrever então!Em termos educacionais somos um completo fracasso, nunca ganhamos um prêmio Nobel;dos chamados países emergentes ocupamos a última posição no ranking da educação,nossas publicações científicas e pedidos de registros de novas patentes são insignificantes,perdemos ao longe para diversos países entre eles Cingapura,um país asiático de apenas 50 km²,uma ilhota, mais que tem uns dos maiores pólos tecnológicos do mundo,educação lá é tratada como prioridade de estado.

 


Quanto a nós, todos os anos aguardamos copiosamente a premiação do melhor jogador do mundo no futebol,a melhor escola do carnaval  e o grammy da música latina, isso mesmo latina. Afinal temos que ser bom em alguma coisa ,claro que essas premiações não mudarão a vidas dos brasileiros ,mas ninguém liga,o importante é manter a mente dos brasileiros ocupadas com telenovelas,carnaval,música e futebol no meio e fins de semanas.

 


Outro dia quando voltava do trabalho em meu carro, vi um grupo de homens assistindo a uma partida de futebol pela TV, estavam num bar, na periferia da cidade ,o esgoto corria a céu aberto ,a rua não tinha asfalto,o cheiro insuportável ,a iluminação pública precária,mesmo assim controlei o medo e decidi parar o carro e ficar por alguns instantes observando e ouvindo aqueles homens.Eles pareciam hipnotizados:bebiam,discutiam sobre escalação,estavam em êxtase,uns deles disse: “meu filho vai ser igual ao Neymar ,vai ganhar muito dinheiro,craque ,vai pegar todas,andar de carrão”. Assim que acabou a partida:alguns pediram a conta e foram embora:uns a pé ,outros de motos e uns poucos de  bicicleta.

 


Havia algo em comum entre aqueles homens, a epifania provocada pelo futebol. Provavelmente a maioria deles morava no bairro, este conhecido na cidade pela miséria,violência e a falta de infraestrutura. Arrisco a dizer que havia outra coisa em comum entre eles,a baixa escolaridade,esta é o principal combustível da alienação coletiva.

 


O carnaval, e em especial, o futebol no Brasil são usados por muitos cartolas e políticos para interesses próprios, a maioria deles escusos, se um escândalo surge envolvendo um cartola ou um político ,e se logo depois vier a premiação da melhor escola ,uma final de um campeonato regional,brasileirão ou copa do mundo,pronto!Salvo pelo gongo.Todos esquecem a roubalheira e se voltam para o carnaval e futebol.

 


Para milhões de brasileiros incautos, vítimas da ausência da educação, o mais importante para eles é verem seus times campeões;torcedores rivais, que nunca se viram, brigam ,até se matam,é bem provável que nenhum deles conheçam  pessoalmente qualquer jogador de futebol profissional,mas pelos seus times são capazes de qualquer coisa ,inclusive de muitos continuarem conformados com suas situações socioeconômicas :  morando em favelas,guetos e terem subempregos.Não se importam se seus filhos não tem acesso a uma boa educação, a saúde de qualidade,a segurança e que talvez sigam o mesmo destino dos pais.

 


Pergunto: qual cartola ou político corrupto que se preze quer mudar de verdade o status quo? O estado de hibernação crítica que vive grande parte do povo é bem vinda,Ricardo Teixeira depois de uma eternidade como presidente da poderosa CBF e várias denúncias de corrupção,deixou o cargo voluntariamente e hoje vive uma aposentadoria de luxo em Miami,EUA,ao lado da Disney,longe dos holofotes e dos graves problemas sociais que assolam o Brasil. 

 


Os mensaleiros que foram presos recentemente após decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal ,ministro Joaquim Barbosa,torcem para que a Copa do Mundo chegue logo e assim os brasileiros voltem de novo suas atenções para o futebol ,nenhum brasileiro torce mais pela seleção do que eles,se o Brasil ganhar a Copa do Mundo todos os surrupiadores do dinheiro público serão esquecidos rapidamente pelo povo,assim ganharão um novo fôlego para continuarem a fazer suas falcatruas e conchavos dilapidando o bem público.Nada como pão e circo para manter a mente do povo ocupada,os imperadores romanos já sabiam disso há mais de dois mil anos,pelo que se percebe nossos políticos e cartolas aperfeiçoaram muito  a arte,Cesar certamente teria inveja.

 


Ah!Quanto ao pai que estava no bar e disse que queria que seu filho fosse igual a Neymar, ele já pode se orgulhar ,porque o filho dele provavelmente vai ter uma característica do craque. Neymar parou de estudar,assim como Ronaldo o fenômeno que só tem o ensino fundamental. Na verdade a educação não combina muito com a maioria dos ídolos brasileiros.

 


Aos amantes do futebol e do carnaval digo “não se preocupem, pois ainda por muito tempo seremos conhecidos internacionalmente por essas duas características, se tem uma coisa que o Brasil não tem vocação, é  produzir grandes mentes em massa, somos os melhores com os nossos pés e bundas”.

 


 

Dário Carneiro Aguiar. Professor universitário. Articulista do site: juinanews.

Restaurante familiar grande
Seguralta grande

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Orkut

Comentários:


  Nome: Anonima         Email: bela_reserte@gmail.com

Comentário: Dário Coaduno com seu pensamento. Parabens pelas colocações, aliás oportunas. Até que em fim, encontro alguém que tem um pensamento semelhante ao meu. Infelismente, pela atitude da grande maioria dos brasileiros, tenho que admitir: sobrará um pouco de capim seco, cheio de poeira em beira de estrada também para quem não aceita ser massa de manobra por políticos, alienados como Pelé e o "fenomeno" que fizeram fama graças à ignorância do povo analfa de pai e beta de mãe. Somos minoria, sei, mas não entrego os pontos.



Nome:
Email:
Endereço:
Comentário:

TESTE 04
TESTE 05
TESTE 01
Restaurante familiar pequeno
TESTE 02
TESTE 03