Juína/MT, 08 de Novembro de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

08 de Novembro de 2024


ARTIGOS Domingo, 27 de Outubro de 2024, 19:41 - A | A

Domingo, 27 de Outubro de 2024, 19h:41 - A | A

Saiba o que é broncoespasmo induzido por esforço

João Lombardi

O broncoespasmo induzido por esforço (BIE) é uma condição comum, particularmente em atletas e indivíduos fisicamente ativos, caracterizada pela constrição das vias aéreas durante ou após a atividade física, ocorre quando há uma obstrução temporária das vias aéreas em resposta ao exercício físico. Diferente da asma, que pode ocorrer independentemente da atividade física, o BIE é desencadeado especificamente pelo esforço físico, afetando a capacidade respiratória do indivíduo durante ou após a prática de exercícios.

Os sintomas do BIE geralmente aparecem durante ou logo após a atividade física e podem incluir falta de ar, chiado no peito, som sibilante ao expirar, tosse persistente durante ou após o exercício, sensação de aperto ou dor no peito. E diminuição do desempenho atlético.

O broncoespasmo induzido por esforço é causado pela perda de calor e umidade nas vias aéreas durante a respiração rápida e profunda que ocorre durante o exercício. Essa perda cria um ambiente propício para a inflamação e subsequente constrição das vias aéreas. Após o exercício, a reidratação das vias aéreas pode desencadear uma resposta inflamatória, resultando em broncoconstrição.

São considerados fatores de risco para o BIE o histórico de asma ou alergias, exposição a poluentes e alérgenos, clima frio e seco - exercícios realizados em ambientes com essas condições aumentam o risco de BIE – e intensidade do exercício.

Quanto ao diagnóstico do BIE, envolve uma combinação de história clínica detalhada, exame físico e testes de função pulmonar. E aqui citamos a história clínica do paciente, exame de espirometria, que testa a função pulmonar realizado antes e depois do exercício para detectar alterações significativas, teste de provocação com exercício: que envolve a realização de atividade física controlada, seguida de medições da função pulmonar. O especialista também pode indicar a oximetria de pulso, que é o monitoramento da saturação de oxigênio durante o exercício para avaliar a gravidade dos sintomas.

O tratamento do BIE visa controlar os sintomas e permitir que os indivíduos continuem a praticar atividades físicas sem limitações significativas. E também é possível prevenir o BIE por meio de uma abordagem multifacetada para reduzir a frequência e a gravidade dos episódios.

Neste quesito da prevenção, informamos o paciente sobre a importância do aquecimento, hidratação e uso adequado de medicações, desenvolvemos um plano de manejo personalizado, considerando desencadeantes específicos e histórico médico e também realizamos o acompanhamento regular para ajustar o tratamento conforme necessário e monitorar a eficácia das estratégias preventivas.

O broncoespasmo induzido por esforço é uma condição comum, mas gerenciável, que não deve impedir a prática de atividades físicas. Com um diagnóstico adequado e um plano de tratamento eficaz, os indivíduos podem controlar os sintomas e continuar a se beneficiar dos exercícios. Médicos especialistas em exercício e esporte desempenham um papel importante na identificação, tratamento e educação dos pacientes sobre o BIE, garantindo que possam manter um estilo de vida ativo e saudável.

João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio e Paris, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor do Instituto Lombardi, em Cuiabá (MT).

 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros