A crise global por falta de semicondutores ainda segue prejudicando montadoras pelo mundo. Desta vez, a Toyota divulgou que suspenderá temporariamente a produção do Corolla em Indaiatuba, no interior de São Paulo, entre os dias 14 e 18 de março.
Segundo o Toyota, a empresa tem se esforçado para não parar de produzir. “Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, uma parada neste momento é inevitável”, diz comunicado.
Os trabalhadores afetados só retornarão às atividades no próximo dia 21 de março. A marca também informou que as unidades de São Bernardo do Campo, Porto Feliz e Sorocaba continuam a produzir normalmente.
Crise dos Semicondutores
A crise mundial por falta de semicondutores teve início com a pandemia de COVID-19, uma vez que a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender o forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo neste período. Com isso, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns, suspendeu encomendas destes equipamentos geralmente de origem asiática.
Contudo, com crescimento das vendas de veículos as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo. Por isso, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros.
Fonte: R7