A jiboia-constritora (Boa constrictor) com pouco mais de um metro foi encontrada, esta manhã, nas instalações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro Setor C. Conforme o Corpo de Bombeiros, não houve registro de ataques ocasionados pelo animal.
Consta, no boletim de ocorrência, que a serpente estava numa das salas de aula. Os militares realizaram sua contenção com o auxílio de equipamentos convencionais, tais como o gancho e pinça de manejo. A cobra se encontrava em condições saudáveis e sem ferimentos aparentes.
Com isso, foi acondicionada em recipiente adaptado e transportado até área de mata ciliar, além dos limites da cidade, para a soltura. Sua espécie, conforme dados disponibilizados pela Fundação Oswaldo Cruz, atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir até 4 metros de comprimento.
A jiboia conta com uma camuflagem natural efetiva para se misturar ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia de forma regular e manter-se por dias sem uma alimentação normal. A organização destaca que seu processo reprodutivo pode gerar até 50 filhotes por ninhada.
Elas são consideradas pacíficas, além de não possuírem nenhum tipo de peçonha. Seu ciclo de vida é estimado em cerca de 20 anos.
Fonte: Só Notícias/Guilherme Araújo