Uma onda de calor deve atingir grande parte do Brasil nas próximas duas semanas e Mato Grosso será o estado mais afetado pelas altas temperaturas, com riscos à saúde, segundo alerta feita pelo MetSul Meteorologia.
Conforme o instituto, o pior do calor deve ocorrer em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, que atingirão marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades. O pico deve ser registrado entre o final desta semana e o começo da semana que vem.
Temperaturas máximas ainda mais extremas podem ser registradas na região do Pantanal e da Baixada Cuiabana. Isso porque essa área estará no centro da grande cúpula de calor, com os termômetros podendo atingir de 43ºC a 45ºC.
As altas temperaturas na região Centro-Oeste se juntam ao ar seco e a baixa umidade do ar, típica deste período do ano. Com esses níveis, o calor oferecerá riscos à saúde humana, principalmente à população mais vulnerável, como enfermos e idosos.
Além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, outros estados brasileiros que devem ser atingidos pela massa de calor são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
De acordo com o MetSul, a maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil em Nova Maringá. A cidade registrou 44,8°C em 4 e 5 de novembro de 2020.
Com esta nova onda de calor extremo, recordes mensais de temperatura, e em algumas cidades até absolutos, podem cair.
Fonte: Midia News