Os R$ 380.510,00 arrecadados em 2022 dimensionam a força de uma mobilização anual, em Castanheira, a 42 km de Juína, em prol do trabalho realizado pelo Hospital do Câncer de Mato Grosso, o HCanMT, e o Hospital do Amor, de Barretos, SP. Trata-se do leilão e do almoço anual. Neste domingo, 21, tem mais uma edição.
Os voluntários da Loja Maçônica Monte Moriá, que coordenam o preparo do almoço que tem o porco no tacho como prato principal, estão animados com o resultado preliminar. “Mais uma vez a população atendeu ao nosso apelo e contribuiu”, diz um deles, acrescentando que a coleta de bovinos - que pode superar 150 cabeças - também foi boa.
Além da “Augusta e Respeitável Loja Simbólica Monte Moriá”, as mobilizações em prol das duas instituições hospitalares, que se alternam, tem em Castanheira o abnegado trabalho de voluntários do movimento “Abrace a Vida”, que, seguindo a agenda comum, coordena o evento humanitário no próximo ano, direcionado para o Hospital do Amor. Neste ano, os recursos arrecadados com o almoço, leilão e outras doações visam o HCanMT.
Tanto o Hospital do Câncer de Mato Grosso.HCanmt, de Cuiabá, como o Hospital do Amor, de Barretos realizam ações permanentes em Castanheira, como exames e diagnósticos, resultando, em alguns casos, em encaminhamentos para suas unidades para suas unidades em Cuiabá e Barretos.
Para o voluntário Ailton Arvani, ouvido pelo Juína News, as duas iniciativas, em anos alternados, têm encontrado apoio irrestrito da comunidade castanheirense, pela compreensão da importância da luta contra o câncer, que além de estar entre os maiores causadores de morte é o principal problema de saúde pública do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).