As chuvas em Mato Grosso, nos últimos dias, registraram volumes levemente superiores aos observados em relação ao anterior e mais de 2% das áreas previstas para a safra 2024/25 foram semeadas em Mato Grosso. O avanço na semana passada foi de 1,56 pontos percentuais em relação à semana anterior.
O IMEA aponta que, no entanto, o ritmo dos trabalhos no campo permanece lento, estando 12,16 pontos percentuais menor do que no mesmo período do ano passado e 7,38 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos. “Vale ressaltar que os volumes de precipitação observados na semana passada não foram suficientes para atingir a umidade adequada ao cultivo na maior parte do estado, o que limitou o progresso da semeadura”, menciona o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
Além disso, segundo fontes do IMEA, alguns produtores arriscaram a semeadura no “pó”, devido à preocupação com a segunda safra. Por fim, destaca-se o desempenho das regiões, com a Médio-Norte apresentando o maior percentual de áreas semeadas (3,33%) e a Nordeste, o menor (0,27%).
Fonte: Só Noticias