O corpo de bombeiros militar da 14ª CIBM da cidade de Juína, no Mato Grosso, iniciou na tarde de terça-feira, dia 04, a desinfecção biológica que ocorrerá nas 11 unidades básicas de saúde do município.
A desinfeção inicial ocorreu no PSF, equipe 01, e tem como objetivo erradicar possíveis contágios da Covid-19.
O soldado BM Lacerda disse em entrevista ao Juína News que a desinfecção biológica vem sendo realizada desde o ano passado em todo o estado, a fim de minimizar a contaminação da Covid-19.
Segundo o militar para a limpeza é utilizado a base de hipoclorito de sódio, levando em considerações os cuidados básicos de acordo com cada ambiente desinfeccionado, garantindo segurança na saúde das pessoas que trabalham e frequentam os locais.
O soldado explicou que serão feitos trabalhos nas 11 unidades de saúde e em prédios públicos tanto do estado, quanto do município, onde a prefeitura municipal de Juína já passou pelo processo de desinfecção.
O militar lembrou que os ambientes desinfetados, são: bancos, cadeiras, banheiros, maçanetas de portas e o mobiliário de forma geral, e no caso dos PSFs, a desinfecção será preparatória para a campanha de vacinação do vírus H1N1 que acontecerá no próximo sábado.
Camila Corrêa, enfermeira responsável pela UBS Equipe 01, destacou que o trabalho realizado pelos bombeiros nas unidades, é de grande importância diante do momento da crise de pandemia.
A profissional da saúde ressalta que durante todo o tempo, idosos, gestantes, crianças e pessoas de forma geral, passam pela unidade de saúde em busca de tratamento médicos, e reforçou que o trabalho vem somar de forma positiva para a preparação da unidade que no próximo sábado estará vacinando crianças de 06 meses a 05 anos de idade, e pediu para que os pais levem seus filhos bem protegido e que utilize máscaras faciais, mantendo o cuidado no distanciamento mínimo exigido respeitando o espaçamento nas filas.
A enfermeira ressaltou que as unidades básicas estão realizando agendamentos para aplicação da vacina contra a Covid-19, fato que diminui bastante o risco de contágio, porém, todos os cuidados recomendados são de extrema importância, uma vez que a unidade atende pessoas com vários sintomas de gripes e outras patologias.