Após a primeira quinzena de vacinação para crianças de 05 a 11 anos, o município de Juína, localizado ao Noroeste de Mato Grossou, atingiu até o momento cerca de 16,6% das quase 4.200 crianças do município com essa faixa etária de idade. Essa informação foi confirmada ao Juína News, por Nilza Nobre, que é coordenadora da rede de frios e distribuição de vacinas durante entrevista na manhã de hoje.
Ela explica que a procura ainda é baixa pela vacina e que foram vacinadas até o momento aproximadamente 700 crianças, e atribuiu o fato a muito fake News envolvendo mitos e histórias sobre a vacina, porém, muitas pessoas que levaram seus filhos para receber a 1ª dose da vacina, tem se mostrado bastante satisfeitos, uma vez que o público infantil vacinado não apresentou nenhuma reação ao imunizante.
A coordenadora falou que as doses da vacina para criança com idade entre 05 a 11 anos, estão disponíveis nas Unidades Básicas De Saúde dos bairros, sendo necessário a realização de um pré cadastro para garantir a ordem na hora da aplicação da dose da vacina que ocorre uma vez na semana, sendo em dias alternados entre as UBSs, facilitando aos familiares para levar os filhos nos postos de saúde do seu próprio bairro.
A vacina ofertada para o público infantil é da Pfizer Pediátrica, sendo composta por um terço da composição da vacina destinada a adultos, com embalagem e dosagem diferenciadas, sendo igual somente no modo de aplicação que também exigirá duas doses do imunizante e posteriormente uma dose de reforço, e também já está disponível a vacina da Coronavac Pediátrica, sendo esta unidose, com dosagem também diferenciada, facilitando a vacinação das crianças que sempre ocorre no período da manhã.
A coordenadora Nilza Nobre ressaltou ainda que algumas crianças podem apresentar reações como as que são provocadas pelas demais vacinas já existentes no cronograma vacinal, podendo a criança apresentar febres e reações de sonolências, o que é considerado normal nos pós vacina.
As equipes das Unidades de Saúde dos bairros poderão sanar eventuais dúvidas da população, fazendo com que os pais se sintam seguros ao levarem seus filhos para receber a dose da vacina, haja vista, que a Pandemia ainda não terminou e a criança pode pegar o vírus ou a variante e acabar levando para dentro de casa e contaminando as demais pessoas da família.
Confira na imagem (anexa) o cronograma de vacina!