Após um longo período oscilando nos riscos “Alto” e “Muito Alto”, para contaminação da Covid-19, o município de Juína permanece na classificação de risco “Moderado” pela segunda semana consecutiva. A informação foi divulgada no fim da tarde de ontem pela secretaria estadual de saúde (SES) através do boletim informativo que traz o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.
Muitas campanhas e conscientização e fiscalização foram realizadas para que o município pudesse baixar a classificação de risco e com isso algumas medidas foram flexibilizadas.
Outro fator importante que colaborou foram as medidas de biossegurança adotas pelas pessoas e os comércios locais, que oferecem álcool em gel, medição de temperatura e controle de entrada do fluxo de pessoas, evitando que houvesse aglomerações no interior das empresas.
Entretanto, a Pandemia continua ativa em todo o mundo, e a hora é de redobrar os cuidados e atenção para que se possa permanecer e até mesmo baixar a classificação de risco para “Baixo”.
Hoje o município de Juína encontra-se com 3873 casos confirmados da doença, sendo que 3692 pacientes foram recuperados, 126 foram a óbitos, e 55 pacientes estão em recuperação.
O centro de tratamento da Covid-19 conta com 12 leitos ocupados, todos por pacientes da cidade de Juína.
Vale lembrar que a colaboração de cada cidadão é extremamente importante para se evitar a propagação e disseminação do vírus, mantendo os hábitos que foram adotados desde o início da Pandemia, que é fazer o uso da máscara facial, manter o distanciamento físico, evitar locais com fluxos de aglomerações, lavar as mãos com água e sabão, e quando não for possível fazer uso de álcool em gel, e se possível manter o isolamento social.
Muitas pessoas já receberam a primeira dose da vacina imunizante da Covid-19, e outras foram imunizadas com a segunda dose, e com isso o município pode respirar um pouco mais aliviado, sem deixar de manter os cuidados básicos.