Após um longo período atendendo pacientes com a Covid-19, o Centro de Atenção Especializada Covid-19, foi definitivamente fechada na cidade de Juína, noroeste de Mato Grosso.
O fechamento oficial da unidade ocorreu nesta segunda-feira, dia 11, e autoridades discorreram sobre este momento.
O médico plantonista e prescritor Halysson Lopes que participou desde o início do enfrentamento a Covid, disse que a data de hoje foi um marco de um sentimento de gratidão finalizando um trabalho que muitas vezes foi bem sucedido, e as vezes que não teve desfecho favorável não faltou empenho da equipe, dedicação e busca de conhecimento para tentar resolver o caso. Foi doloroso por tantas vidas perdidas.
Ainda em entrevista, doutor Halysson pontou sobre algumas lembranças durante seus plantões na UTI Covid, uma delas, foi quando um paciente jovem, de 30 anos, que contraiu a doença e infelizmente foi a óbito deixando sua família recém-formada desamparada, e se diz muito grato pelas parcerias no decorrer do período de pandemia e em especial aos colegas de trabalho que não mediram esforços para salvar vidas.
Para o fechamento oficial do Centro de Atenção Covid-19 houve um diálogo minucioso, explicou a secretária municipal de saúde Marcela Américo Ortolan.
Segundo ela, desde o dia 18 de março quando o número de pacientes internados na UTI foi zerado, houve um consenso para a desativação da unidade, e lamentou pelas dificuldades que o município atravessou no período de pandemia. Ela agradeceu as parcerias e colaboração das pessoas que fizeram uso das medidas de prevenção contra a doença, e ressaltou que os equipamentos serão utilizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e no hospital Municipal “Hideo Sakuno”, que terá a ativação de um novo centro cirúrgico, e salas de estabilização.
O prefeito da cidade Paulo Augusto Veronese, disse que é um momento marcante para a sociedade que tanto sofreu com as dificuldades de alguns medicamentos e até mesmo oxigênio que quase veio a faltar, porém, um belo trabalho foi feito pela equipe que combateu de frente o momento mais crítico da pandemia, e lamentou pelas famílias que perderam seus enti-queridos, finalizou agradecendo todos os colaboradores que muito ajudaram no combate ao vírus no município de Juína.
Em entrevista, o meritíssimo juiz da vara do trabalho Adriano Romero revelou que é extremamente marcante para a justiça do trabalho fazer parte deste momento, uma vez que os recursos usados para fazer a abertura da UTI Covid em grande parte foram oriundos de verbas do Ministério Público Estadual, com o acordo que os equipamentos após o período de pandemia ficará no município de Juína, para continuar salvando vidas, porém, disse que o fechamento da unidade não significa que a pandemia passou, entretanto os atendimentos continuarão sendo realizados, e enalteceu os profissionais da saúde que deram a própria vida para salvar outras vidas.
Desde o início da pandemia 156 pessoas morreram por complicações da Covid-19 no município de Juína.
Siga o Juína News no facebook/juinanews e no Instagram @juinanews
GERALDO DA PENHA DE SOUZA 12/04/2022
Fui paciente dessa unidade, graças a Deus e ao empenho de todos os profissionais que trabalham aí estou vivo e bem! Merecem nossos aplausos pela dedicação e cuidado dispensado a todos pacientes!
1 comentários