Nos últimos três dias o centro de atendimento e enfrentamento para a Covid-19 da cidade de Juína registrou queda de notificações da doença no município. A informação foi confirmada pela secretária de saúde Marcela Américo Ortolan em entrevista gravada ontem.
Segundo a secretária, o índice que atualmente era de mais de 50 casos positivos por dias com testes realizados no centro de triagem da covid, caiu para a média de 30 casos diários, sendo em sua maioria casos em pessoas que se vacinaram e dessa forma não houve um maior agravo no quadro de saúde.
Ela ainda lembrou que no leito de UTI da Covid-19 existem três leitos disponíveis, que deve diminuir nos próximos dias, graças a aplicação das doses da vacina e também o empenho dos profissionais que tem se dedicado ao máximo para garantir a eficácia no tratamento das pessoas de forma mais rápida.
Foi verificado que as pessoas que não haviam se vacinado ainda, estão buscando a regularização da vacina que estão disponíveis nos postos de saúde de toda cidade, possibilitando a imunização das primeiras doses, como também a dose de reforço para as pessoas que completaram o ciclo mínimo exigido após a aplicação da última dose.
A secretária Marcela explica que nos primeiros meses do ano de 2022, houveram alguns óbitos em decorrência da Covid-19, que a vacina não impede que as pessoas contraiam o vírus, no entanto, que uma vez infectado os sintomas são mais leves e de fácil diagnostico, ressaltando alguns casos de pacientes com comorbidade.
Desde o início da Pandemia em Juína já foram registrados 5698 casos de Covid-19, 5573 de pacientes que se recuperaram e 147 óbitos da doença.