Juína/MT, 15 de Julho de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
8ee771c50ec8f3819d8a63b50d53da4f.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

15 de Julho de 2025

COVID-19 Terça-feira, 16 de Novembro de 2021, 12:49 - A | A

Terça-feira, 16 de Novembro de 2021, 12h:49 - A | A

Pessoas que se vacinaram com Janssen terão que tomar segunda dose e reforço; entenda

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira (16) que quem tomou a vacina da Janssen, até então de dose única, agora precisará completar o esquema vacinal com uma segunda aplicação. Além disto, pontuou que, depois de cinco meses, será necessário o reforço com um imunizante diferente.

Conforme explicou o ministro, durante entrevista coletiva nesta manhã, será observado um intervalo de dois meses de aplicação entre as doses da Janssen. "Ao longo do tempo, passamos a ter informações a respeito desse imunizante da Janssen, que tem tecnologia muito parecida com o da AstraZeneca e requer a segunda dose".

Sendo assim, quem tomou a vacina da Janssen de 15 de setembro para trás, já está apto a tomar a segunda dose. Porém, as prefeituras ainda não informaram como deve se dar o novo esquema.

Queiroga pontuou que a segunda dose será feita também com a vacina da Janssen. Além disto, acrescentou que, após cinco meses desta, a pessoa estará apta a tomar a dose de reforço, que será de um imunizante diferente.

A decisão, conforme a secretária de Enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo, foi inspirada na diretriz dos Estados Unidos. "Quem tomou Janssen completará o esquema vacinal. Vai tomar duas doses, sendo que o intervalo é de dois meses. A Janssen chegou em junho e julho, então estamos dentro do tempo esperado".

As vacinas da Janssen devem começar a ser distribuídas ainda nesta sexta-feira, conforme cronograma do Ministério da Saúde.

Na última semana, foi enviado para o Brasil um lote de 1 milhão de doses da Janssen, parte das 36,2 milhões de vacinas da farmacêutica asseguradas pelo Ministério da Saúde até dezembro de 2021.

Até a quarta-feira (10), em Cuiabá, 14.943 pessoas haviam recebido a dose única da Janssen.

Dose de reforço

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira (16) que o intervalo da dose de reforço será diminuída de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses). Também foi liberada a dose adicional para qualquer pessoa com mais de 18 anos.

O Ministério da Saúde ainda anunciou a campanha de megavacinação contra a Covid-19, que tem como objetivo informar a população sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19.

"Estamos juntos em um só objetivo: tornar as políticas públicas ainda mais eficientes. Ultrapassamos os EUA no percentual da população imunizada. Reforçamos que é fundamental a segunda dose para que se complete o esquema vacinal", afirmou o Ministro Queiroga.

A indicação é para que as pessoas tomem a dose de reforço de um imunizante diferente do qual completou seu esquema vacinal. Por exemplo: se você recebeu as da AstraZeneca, poderá tomar da Pfizer. Porém, o Ministério da Saúde destaca que não é estritamente necessário que isto ocorra, sendo que a pessoa poderá tomar a terceira do mesmo fabricante.

 

 

Fonte: Olhar Direto

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros