Profissionais da saúde da região noroeste participaram de uma capacitação promovida pelo Escritório Regional De Saúde (ERS) da cidade de Juína, para o manuseio e aplicação da vacina pediátrica contra a Covid-19.
A capacitação serviu para reforçar os cuidados, uma vez que os procedimentos serão os mesmos das vacinas comuns, ressaltando apenas algumas particularidades que foram esclarecidas na capacitação.
Naiara Wappler, enfermeira do Escritório Regional De Saúde, disse em entrevista que a capacitação envolvendo o ERS sede de Juína, tem como objetivo representar e assessorar os 07 municípios, são eles: Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína e Juruena, com a capacitação de um integrante representante da saúde de cada cidade que irão iniciar a vacinação pediátrica contra a Covid-19.
Ela afirmou que a vacina pediátrica tem algumas particularidades, como a forma de armazenamento, preparo, administração, e que foi repassado para os representantes dos demais municípios como será o fluxograma de recebimento e os procedimentos em que se dará a vacinação, haja visto que a exemplo da vacina de adultos, a pediátrica também deverá obedecer a questão logística de grupos prioritários.
Ainda em entrevista, a enfermeira Naiara deixou seu recado aos pais para que confiem no trabalho da Vigilância Sanitária em Saúde e também da ANVISA que realizaram vários estudos técnicos para que a vacina pudesse ser liberada, e ficando disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde a disposição da comunidade.
Estima-se que na região noroeste do estado serão distribuídas inicialmente mil e duzentas doses no primeiro lote, com previsão de chegada de novos lotes da vacina semanalmente.
Esteve participando a coordenadora de atenção básica de imunização do município de Juruena, Tatiana Rocha, ela descreveu a importância do evento que serviu para tirar dúvidas, e ao mesmo tempo acelerar o processo de imunização das crianças em seu município, uma vez que a vacina já tem sua eficácia comprovada.
Representando Castanheira, Ana Paula Licheski, coordenadora de imunização que classificou a capacitação como bastante proveitosa, com orientações sobre os procedimentos que deverão ser adotados para a aplicação da vacina pediátrica, com planejamento de horários e locais que possam abranger a população de forma geral, fazendo com que o município se mantenha com a vacinação em dia atingindo a meta de vacinação de Covid-19 de forma geral.