Sete escolas da região sob supervisão da Diretoria Regional de Educação sediada em Juína estão entre as 100 melhores do Estado, em duas categorias – desempenho e crescimento – segundo dados revelados pelo Programa Alfabetiza, relativos ao ano escolar de 2023.
A surpresa da lista é uma escola rural do município de Castanheira, a José Alencar, do 4º Assentamento, no Vale do Seringal, em 4º lugar na categoria desempenho. Nesta categoria as demais foram Escola 1º de Junho, de Brasnorte, em 30º; Escola Deoclides Macedo, de Aripuanã, em 46º; Escola 7 de Maio, de Juruena, em 49º; Escola Aparecido Neri Fonseca, de Cotriguaçu, em 56º e Escola Gustavo Adolfo Wilke, de Porto dos Gaúchos, em 61º lugar. Na categoria “crescimento”, a Escola Manoel Bandeira, de Colniza, ficou em 9º lugar no Estado.
A professora Elis Regina Vilela Batistti, coordenadora regional do programa e integrante da Diretoria Regional de Educação (DRE/Juína), disse ao Juína News que oito eixos, em três categorias (crescimento, desempenho e equidade) são considerados pelo Alfabetiza, criado em 2012 com o objetivo de alfabetizar todas as crianças em idade certa, que é até o final do segundo ano do ensino fundamental.
O resultado foi celebrado pela regional, porque 7 escolas foram escolhidas, seis em desempenho e uma em crescimento, entre as 100 melhores do Estado, num universo de aproximadamente 1000 Escolas municipais e estaduais. O fato da Escola melhor posicionada, a José de Alencar de Castanheira, estar em 4º lugar no Estado, na categoria desempenho, é algo “muito significativo”, segundo sua avaliação.
Os prêmios, segundo ela, vêm na forma de reconhecimento e ganho, uma vez que cada vencedora recebe em torno de R$ 1000 a 1300 reais por aluno, em recursos financeiros, com destinação direta e com aplicabilidade definida pela escola, pais e alunos, de acordo com prioridades locais. Como contrapartida, as escolas premiadas devem dar suporte técnico a uma escola, escolhida pela coordenação do Alfabetiza.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews