Após uma longa espera de quase uma década, a comunidade do bairro Padre Duílio, em Juína, ao Noroeste de Mato Grosso, finalmente vê a conclusão e inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) "Nosso Lar".
A obra, iniciada há nove anos, foi entregue na manhã desta segunda-feira, dia 9, e marca o fim de um ciclo de frustrações para as famílias da região, que aguardavam ansiosamente pela conclusão da unidade. Embora a inauguração seja um alívio para a população, a demora excessiva expõe a ineficiência e a falta de prioridade do poder público na execução da obra.
A construção da CEI "Nosso Lar" se arrastou por vários anos, enfrentando inúmeros obstáculos. A obra, iniciada ainda na gestão do saudoso ex-prefeito Hermes Bergamin, foi alvo de atrasos constantes, resultado de problemas administrativos e mudanças de governo. Contratos com empresas foram iniciados e cancelados diversas vezes, e a falta de continuidade nas gestões prejudicou o andamento do projeto.
prejudicou o andamento do projeto. Ericson Leandro de Oliveira, atual secretário municipal de educação, reconhece a demora. "Esse projeto começou na época da Dilma, quando ela ainda era presidente, e nós conseguimos o investimento. No entanto, a obra ficou paralisada por anos. Apenas agora, depois de nove anos, estamos entregando essa escola para a comunidade," afirmou. Apesar dos investimentos de mais de R$ 1,5 milhão para finalizar a obra, a estrutura, que agora será utilizada pelas crianças, estava prevista para ser concluída em menos de três anos, mas enfrentou paralisia por quase uma década.
A demora na entrega impactou diretamente a vida das famílias locais. Durante anos, as crianças foram atendidas de forma improvisada em associações e paróquias, que não ofereciam as condições adequadas para o desenvolvimento infantil. "Era uma situação difícil, não era um local apropriado para as crianças," lamentou o secretário.
Agora, com a nova estrutura, a CEI "Nosso Lar" tem capacidade para atender 220 alunos, com turmas que vão do berçário à pré-escola, e, segundo a diretora Tereza Alves, há possibilidade de ampliação para o próximo ano. "Temos um prédio de qualidade, todas as salas são climatizadas e com mobiliário novo. Ainda faltam alguns ajustes, mas a estrutura é uma das melhores do município," destacou a diretora.
A inauguração da CEI "Nosso Lar" simboliza o fim de uma espera injustificável e reforça a necessidade de maior eficiência e responsabilidade nas gestões públicas, para que outras comunidades não tenham que enfrentar o mesmo sofrimento e a falta de estrutura básica para a educação de seus filhos.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews