Na manhã desta sexta-feira (18) foi realizada nas dependências do Colégio São Gonçalo de Juína, ao Noroeste de Mato Grosso, a 3ª Feira Do Jovem Empreendedor. Uma oportunidade de os alunos da unidade de ensino fazer bons negócios através do Artesanato Sustentável, Gastronomia, Ecopapelaria e muito mais.
A diretora do colégio, Marines Souza, disse que neste ano, a feira teve uma culminância ainda maior em trabalhar o projeto que foi desenvolvido em parceria com o SEBRAE durante todo o ano letivo de 2022, onde foi trabalhado em sala de aula com alunos do 6º ao 9º ano, envolvendo todas os professores que conduziram a parte pedagógica e organizaram o projeto no decorrer do ano para que tudo ocorresse com sucesso em sua apresentação na data de hoje.
Ela destacou também que além dos alunos, o projeto envolveu as famílias, e os alunos se mostraram bastante satisfeito em organizar a feira com muita dedicação, transparecendo o verdadeiro objetivo do projeto através das ações de vendas de produtos confeccionados por eles.
Para a coordenadora Maria Alves, a realização do projeto foi uma das formas pedagógica de verificar o verdadeiro aprendizado do aluno, e a 3ª Feira Do Jovem Empreendedor termina com o encerramento do projeto da disciplina de empreendedorismo que desde o início do ano foi inserida na grade curricular e trabalhada em parceria com o SEBRAE.
A professora Géssica Bruna, professora de empreendedorismo do Colégio São Gonçalo de Juína, lembrou que a iniciativa de se trabalhar a disciplina com os alunos já acontece há três anos, ressaltando que tudo se iniciou no período da pandemia, momento em que aconteceu a 1ª feira, e no ano de 2021, aconteceu apenas uma amostra e hoje enfim aconteceu a 3ª feira que contou com auxílio dos professores que trabalhou a parte teórica em sala de aula, permitindo que os alunos fossem capacitados para apresentar na prática todo aprendizado adquirido no decorrer do ano, agregando valores aos alunos que estão testando seus conhecimentos financeiros e a comunicação, bem como a qualidade dos trabalhos planejados.
Para a aluna Julia Silva Aguiar, participar do projeto na prática lhe renderam bastantes conhecimentos, despertando a iniciativa de trabalhar com vendas de roupas, sapatos, saladas de frutas e outros alimentos incentivando as pessoas a sempre buscarem por preços baixos na hora de fazer suas compras.
O SEBRAE esteve presente prestigiando a feira, e segundo Cristiane Schurmann, a entidade tem um papel importante através do JEPP (Jogos Empreendedores dos Primeiros Passos) que juntamente com o Colégio São Gonçalo desde o ano de 2021 fomenta o empreendedorismo em sala de aula, do 6º ao 9º ano, com encerramento do projeto com a 3ª feira ocorrida na data de hoje.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews