A Diretora Regional de Educação (DRE) de Juína, Janaina Solano Gomes Scamparini, se manifestou nesta terça-feira, 26, sobre o fim do ensino médio na Escola Estadual Antônio Francisco Lisboa, na linha 05, conhecida como “Escola do campo”, que gerou reunião tensa nesta segunda-feira, 25, naquela comunidade escolar.
Segundo ela, o ensino médio vai mesmo para a Escola Arthur, dentro do programa de redimensionamento da educação em Mato Grosso e enumerou, além desta política, diversos pontos que considera relevantes, sendo o principal a qualidade de ensino para uma turma que entra para um ciclo importante, enfrentando desafios como as provas do ENEM e o sonho de fazer uma boa Faculdade.
“A Escola Arthur é nossa referência como ensino médio, todo ensino médio da cidade já foi remanejado pra lá”, destacou, observando existir outras instituições atendendo esse público, mas oferecem outras modalidades, como o ensino integral. Neste caso, o ensino médio dentro do formato desejado é oferecido pela Escola Estadual Dr. Arthur Antunes Maciel.
Como forma de apoiar e justificar a medida, Janaina também observa que a partir de 2025 a Escola será cívico militar, oferecendo diferenciais como um projeto de robótica, na sua percepção muito importante, com reconhecimento em nível de Estado.
“Nós precisamos oferecer para os nossos alunos do ensino médio, qualidade, e com os alunos concentrados na Escola Arthur a gente consegue melhorar a participação deles no projeto da robótica, por exemplo, com atribuição dos servidores, dos professores, não precisando de turmas multisseriadas”, argumenta.
Janaina Scamparini salienta que a Antônio Francisco Lisboa não comporta turmas separadas. Hoje são 17 alunos no primeiro ano, 17 no segundo e 14 no terceiro. “Um número muito pequeno”, avalia.
Sobre a opinião manifestada na reunião de que caminha para o fechamento, ela informa que a “Escola do Campo” vai permanecer do jeito que está, sendo uma Escola Estadual, atendendo os anos finais, com salas anexas da Rede Municipal, para atender as crianças. E reitera: “Mas o ensino médio vai ser redimensionado para a Escola Arthur”.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews