A comunidade escolar da unidade Padre José de Anchieta, no bairro Módulo 05 em Juína/MT, viveu a sensação de insegurança proveniente da onda de ameaças nas unidades educacionais.
Segundo a direção da unidade, o temor foi tão grande que menos de 60% das crianças matriculadas não compareceram na instituição.
“Nesse clima de tantas ameaças para as crianças prejudica não só a criança em si, prejudica a família, a sociedade e nós ficamos preocupados quando vimos o índice de presença baixar e mais preocupante ainda quando vemos as crianças chorarem. Hoje teve criança que teve de ser acalmada”, destacou a diretora Maria de Lurdes durante entrevista nesta semana.
Em decorrência do temor a direção decidiu promover na manhã de quinta-feira (20/04) um evento cultural para celebrar a paz na unidade, com apresentação artística, músicas, canções, balões brancos e azuis, presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Cultura.
A Polícia Militar já desenvolve no município ações de policiamento e apoio nas unidades de ensino, o Ronda Escolar, e na quinta a escola Padre José de Anchieta solicitou a presença de uma guarnição na unidade.
“Viemos aqui prestar apoio nessa manifestação pela paz e protesto contra as fake news e a violência nas escolas, mas quem tem o papel mais importante no combate a violência nas escolas são os pais em fiscalizar os filhos, através do aparelho telefônico, para saber como estão utilizando esses aparelhos”, destacou o 3º Sargento da Luz.
Segundo Maria Lurdes, a escola já instalou um guarda no portão, para monitorar e controlar a entrada de pessoas, já a instalação de câmeras deve ser efetivada nos próximos dias.
“A partir dessa semana nós também vamos marcar uma reunião com todos os pais para que nós expliquemos o que esta sendo feito para assegurar a segurança dessas crianças”, finalizou.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews