Juína/MT, 02 de Julho de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
8ee771c50ec8f3819d8a63b50d53da4f.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

02 de Julho de 2025

Educação Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024, 12:05 - A | A

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024, 12h:05 - A | A

21 dias na Inglaterra

Estudantes do Polo Juína embarcam para intercâmbio em Londres neste sábado

Ao total, serão 100 estudantes e 14 professores do estado que embarcarão para Inglaterra

Juína News

Neste sábado (05.10), cem estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso embarcam rumo a Londres, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, para participar da 2ª edição do programa "Intercâmbio MT no Mundo". O programa, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem como objetivo oferecer aos alunos uma imersão no idioma inglês e uma experiência cultural única.

Além dos estudantes, 14 professores de Inglês atuarão como monitores durante os 21 dias de intercâmbio. Também fazem parte do grupo cinco professores que representam as Diretorias Regionais de Educação (DREs) com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 e uma psicóloga da Seduc, que fornecerá suporte emocional aos participantes.

Do Polo de Juína, seis estudantes integram o grupo de intercambistas, e eles viajaram de ônibus para Cuiabá na noite de sexta-feira (04.10) para se juntar aos demais. Janaina Scamparini, diretora da DRE de Juína, expressou grande entusiasmo com a participação dos alunos da região no programa. "Estamos muito felizes em ver seis alunos e nosso professor formador de Língua Inglesa embarcando para a Inglaterra. Eles representam nossos 22 mil alunos do Polo e terão uma oportunidade única de adquirir conhecimento e vivenciar uma experiência que nunca tiveram antes", destacou.

Segundo a diretora, o intercâmbio é uma das 30 políticas educacionais desenvolvidas pelo governo de Mato Grosso para melhorar a qualidade da educação no estado. "Já avançamos significativamente, saindo do 22º para o 8º lugar no ranking nacional este ano, e esse intercâmbio é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento dos nossos estudantes", acrescentou Janaína.

Felipe Alves da Silva, aluno do 3º ano da Escola Estadual Antônia Moura Muniz, é um dos selecionados. "A ansiedade vai aumentando à medida que o dia da viagem se aproxima. É uma oportunidade única, com 17 anos já poder viajar para outro país, conhecer outra cultura e aprimorar o inglês, que é o idioma mais falado no mundo", disse Felipe, animado com a experiência.
Para o pai de Felipe, Edson Alves da Silva, o orgulho e a felicidade são evidentes. "Ficamos muito felizes quando soubemos que ele foi escolhido. O Felipe sempre foi muito dedicado aos estudos, e sabemos que essa experiência vai ajudar muito no seu futuro", comentou. Apesar da ansiedade natural por ver o filho viajando para outro país, Edson confia no suporte oferecido pelo governo.

O professor de língua Inglesa Marcelo Nascimento, que acompanhará os alunos de Juína, destacou a importância do intercâmbio como parte da política educacional do estado. "O programa oferece uma oportunidade para os estudantes aprenderem o inglês de forma intensiva e prática, fora do seu ambiente habitual, o que promove autonomia e responsabilidade", explicou.

Marcelo já participou da primeira edição do intercâmbio e ressaltou os benefícios que a experiência proporcionou aos alunos. "É uma vivência que vai além da sala de aula, permitindo que os alunos adquiram o idioma de forma mais natural e consistente", completou.
Critérios de seleção e programação

Durante o intercâmbio, os estudantes participarão de 30 aulas semanais de inglês, sob a supervisão dos monitores da Seduc. O grupo é composto por 50 alunos com as melhores médias na avaliação final de 2023 e outros 50 que se destacaram na Plataforma Mais Inglês, oferecida pelo governo de Mato Grosso.

O intercâmbio é parte dos esforços do governo estadual para continuar elevando a qualidade da educação e proporcionar aos alunos oportunidades de crescimento acadêmico e cultural, com todas as despesas cobertas pelo estado.

Essa imersão na língua inglesa e na cultura britânica promete ser um marco na vida dos jovens mato-grossenses, oferecendo-lhes uma chance única de ampliar seus horizontes e se preparar para o futuro.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Álbum de fotos

Juína News

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros