Nos dias 27 e 28 de junho a cidade de Juína, Mato Grosso, sedia o 1º Seminário do Programa “Alfabetiza MT” que conta com a participação de vários municípios da região noroeste e também do Vale do Arinos.
O encontro está acontecendo nas dependências da DRE de Juína, onde está sendo debatido o programa com profissionais da educação da região.
A coordenadora da Diretoria Regional do Programa “Alfabetiza MT” Elis Regina Vilela Batisti, disse que o objetivo do encontro é promover a troca de experiências e práticas exitosas na regional entre os educadores, e disse ainda que o programa que completará um ano no mês de julho já encaminhou algumas ações para promover a interatividade entre os 10 municípios que fazem parte da regional de Juína.
Ela salientou que a troca de práticas pedagógicas enriquece o conhecimento dos alunos que estão enfrentando dificuldades para retornar as salas de aulas pós pandemia, que apresentaram muita defasagem no ensino aprendizado, e que a proposta do encontro é buscar melhorias para todos os níveis de escolaridade e principalmente na área de alfabetização.
Também participou do primeiro dia do encontro Everton Henrique De Souza coordenador municipal do programa que falou sobre a proposta do Alfabetiza MT que veio para suprir a necessidade educacional na defasagem do ensino causada pela pandemia da Covid-19, onde os educandos ficaram praticamente fora da escola contando apenas com a modalidade de aulas on-line, ficando muitas crianças sem participar das aulas por falta de acesso a internet, que contam agora com o programa que é uma parceria entre o governo do estado e municípios. Representado o município de Juara, a professora Rosana Maria C. Da Silva, que coordena o programa em seu município, destacou a importância do encontro para a revitalização das práticas pedagógicas, fazendo com que os alunos voltem a tomar gosto pela presença da escola.
Loryza Rodrigues Barbosa De Barros Natal, secretaria de educação do município de Juruena, opinou dizendo que o programa “Alfabetiza MT” tem feito a diferença na vida dos alunos que precisam de inovações na educação, e o encontro está sendo de grande utilidade e troca de experiências.
De Colniza esteve presente a secretária municipal de educação, Jocelma De Paula, ela acredita que é muito gratificante trazer as boas práticas pedagógicas praticadas em seu município e poder dividir as experiências com os demais colegas de outras cidades, que vem fazendo um trabalho de recuperação dos alunos após dois anos de pandemia, sendo que em seu município o executivo abraçou o programa desde seu lançamento, investindo nas escolas com reformas prediais e também da frota de ônibus do transporte escolar.