A educação de Juína acaba de conquistar um dos prêmios mais importantes do país na sua área, em âmbito regional, o “Prêmio Band Cidades Excelentes”, instituído em parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Áquila,
O referido bônus visa reconhecer e estimular as boas práticas nas administrações públicas locais em áreas como educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento socioeconômico, entre outras, valorizando os servidores públicos e as equipes de gestão municipal, reconhecendo seus esforços e dedicação.
A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira, 19, na sede da Associação Mato-grossense de Municípios, AMM, em Cuiabá, e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Ericson Leandro de Oliveira e do prefeito Paulo Veronese. Juína ficou em 3º lugar no quesito evolução na educação entre os municípios de 30 mil a 100 mil habitantes.
Em contato com o Juína News, Ericson, lembra que há 31 anos atua na educação local, avaliou ser a conquista mais importante de Juína, em toda sua história, citando como exemplo o fato do município sair da 91ª posição no Estado para a 70ª, dentro de um projeto, desde o início da gestão atual, que leva em conta a estratégia de um crescimento pensado, gradativo, visando equidade na educação.
“No pós pandemia, de cada 100 alunos no segundo ano, só dois sabiam ler fluentemente; hoje de cada 100, são quarenta e sete”, observa o Secretário, destacando que a educação juinense melhorou muito. “São 21 pontos acima”, observa, lembrando que isto teve um peso significativo na arrecadação do município, com melhoria de quase R$ 600 mil reais.
“Plantamos, adubamos e agora estamos colhendo” destacou em sua análise de contexto, citando o empenho de professores, profissionais de educação e comunidade, ao mesmo tempo projetando que, se o planejamento for seguido, Juína vai estar disputando o primeiro lugar, conseguido nesta edição por Primavera do Leste. O outro contemplado, completando a lista dos três municípios com práticas inovadoras na educação mais eficientes foi Pontes e Lacerda.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews