O projeto GESTÃO DE ACERVO E ACESSIBILIDADE DO SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE JUÍNA, integrante do PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que já conquistou quatro prêmios nacionais e um internacional, concorre agora ao prêmio Innovare, o maior do segmento jurídico no país. Em 2020 o projeto foi implantado com suporte financeiro da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho - MPT.
Nesta sexta-feira, 25 de junho, os autores do projeto: Dr. Adriano Romero - Juiz do Trabalho, Dra. Ludmilla Araújo - Procuradora do Trabalho, Adriano Souza - ex-secretário adjunto de Cultura e Silvia Machado - ex-diretora de Cultura de Juína, foram ouvidos por uma representante do Instituto Innovare que conheceu não apenas detalhes do projeto e de sua execução, como também o histórico da construção das políticas públicas no município que contribuíram para o êxito do projeto. Houve ainda a oportunidade de dialogar com pessoas beneficiadas e com a coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, a bibliotecária Alessandra Assis.
O referido projeto fomenta a leitura através da implantação de um moderno sistema tecnológico, incluindo ainda a criação de 08 Bibliotecas Escolares, 01 Biblioteca Indígena, 01 Biblioteca exclusivamente Infantil, 01 Biblioteca Delivery e ainda a aquisição de livros, brinquedos pedagógicos, equipamentos eletrônicos e de acessibilidade, higienização e restauro de obras.
O nome do prêmio vem de seu organizador, o Instituo Innovare, que promove e busca boas práticas entre profissionais da área jurídica para aperfeiçoamento do serviço prestado à população, a fim de torná-lo mais ágil e acessível. Por conta disso, são premiadas práticas nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, além de duas práticas indicadas pelo Conselho Nacional de Justiça na categoria CNJ/Tecnologia.
O Prêmio conta com o apoio de instituições parceiras que colaboram para a credibilidade e prestígio da premiação. Entre elas estão a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Conselho Federal da OAB, Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Grupo Globo.