Um programa semanal na Rádio Maria Nazaré, de Juína, foi o ponto de partida para um projeto do IFMT que em breve ganhará as redes sociais. O PodCast “O X do Problema” está na fase de edições pilotos – são três – e pretende dar visibilidade, inicialmente, a temas ligados a instituição, avançando para outros que sejam relevantes para a sociedade.
Segundo informa ao Juína News o professor Fernando Santos da Silva, ele e Josemir Paiva, docentes do IFMT, e Wagner Smermam, da Escola Paulo Freire, que apresentam o “Bate Papo IFMT”, na emissora, tomaram gosto pelo formato e tiveram a ideia de desenvolver algo para divulgar as atividades da instituição e parceiros num canal próprio.
Num trabalho a várias mãos, um dos primeiros sinais de que a ideia poderia dar certo foi o apoio do Ministério Público, do Instituto Ambiental Rio Perdido e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), ao possibilitarem a compra do equipamento, que envolve computadores, sistemas com placa de áudio e vídeo, mesa de som com vários canais, mesa multicanais, câmeras de auto definição, microfones e material de cabeamento.
O espaço de geração do projeto fica na sede do Instituto Ambiental Rio Perdido, na Avenida Maringá, anexo a Escola Paulo Freire, no Módulo 05. Foi dali que os alunos bolsistas Gustavo Boer, do curso de Técnico em Meio Ambiente, Jaine Dantas e Bianca Teixeira, do curso de Agronomia, e Aldione Chemppi, biólogo e integrante do Instituto Ambiental Rio Perdido, da equipe técnica, viabilizaram o primeiro Podcast, em caráter experimental.
Essa primeira edição, versou sobre a importância das abelhas nativas para o meio ambiente, tendo como debatedores Tiago Batista, engenheiro agrônomo, os professores Josemir Paiva e Lila Viana Teixeira, ambos do IFMT, e Vagner Smermam, da Escola Paulo Freire.
Fernando, que com Josemir e Vagner se revezarão nas apresentações, afirma que a ideia é gerar um programa novo a cada 15 dias, com uma proposta que transcenda ao IFMT, desde que os assuntos pautados sejam de interesse da comunidade, com personagens da vida pública, de campos como a política, empresariado, entre outros.
Depois deste primeiro piloto gravado, Gustavo Boer observa que, no começo, ao ser convidado para administrar as mídias digitais do Podcast com Bianca e Jaine, achou tudo radical, pois nunca teve contato com este tipo de serviço, que tem uma grande arquitetura envolvida. Depois, animado, percebeu sua relevância, definindo-o como conteudista, com participação de pessoas com grande bagagem de conhecimento.
Jaine vê a iniciativa como fundamental para o meio acadêmico e para a população, por focar em assuntos de grande relevância e envolver pessoas que embora façam diferença, nem sempre são vistas. “Está sendo muito relevante para a minha formação e pela oportunidade de realizar algo em equipe, aprendendo, neste processo, coisas novas, técnicas e conceitos”, avalia, referindo-se à experiência.
Para viabilizar o “X da Questão”, outro profissional importante foi Sidnei do Nascimento Santos, da empresa SD Tecnologia, que atuou em sua estruturação física.