Juína/MT, 18 de Abril de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

18 de Abril de 2025

Educação Terça-feira, 18 de Março de 2025, 16:14 - A | A

Terça-feira, 18 de Março de 2025, 16h:14 - A | A

Melhoria na aprendizagem

Secretaria de Educação faz entrega de materiais didático do alfabetiza aos professores de Juína

Juína News

“Um grande dia para a educação”. Assim o Secretário de Educação do município de Juína, professor Ericson Leandro se manifestou nesta terça-feira, 18, a propósito da entrega do material didático do Alfabetiza, na sede da Pasta, onde acontece, também, uma formação aos professores envolvidos com o programa, voltado para melhoria da aprendizagem na fase inicial da educação.

Além de elogiar o programa, ele aproveitou a ocasião para destacar a importância da gestão compartilhada entre Estado e Município, responsável pela melhoria de índices e o empenho para que tanto Juína e Estado disputem os melhores lugares nesta área. Neste sentido observou que o Alfabetiza tem um papel importante. Lembrou também que a melhoria dos índices da educação hoje impactam a melhoria dos recursos de tributos direcionados aos municípios.

A coordenadora do programa, professora Rosenir Monteiro Melo, referenciou sua contribuição para melhorar a oralidade e criatividade das crianças do 1º e 2º anos, ao incentivar a leitura e a escrita. A propósito da gestão compartilhada, citada pelo Secretário, exemplificou o fato da formação aos professores resultar de orientação recebida da DRE, que, por seu turno, orienta-se pela SEDUC. Lembrou também que o material do Alfabetiza é complementar ao que o município já oferece, citando o material da FTD.

Responsável pela formação, a professora Gleice Reis Nascimento realçou que o Alfabetiza , até chegar ao aluno, segue um processo definido como cascateamento, seguindo um processo que envolve Estado-DRE-Professores. Sua importância pode ser medida, segundo ela, pelo fato de Juína ter melhorado em influência leitora. Na mesma direção, a professora Geane Costa Silva, atuando no 2º A, na São Cristóvão, diz que o material tem ajudado muito professores e alunos. Cita o resgate que o mesmo faz de brincadeiras, cantigas de roda e leituras antigas como um dos diferenciais, despertando interesse pela leitura e escrita.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros