Mantendo a tradição de colher bons frutos em várias modalidades esportivas, o programa “Mais que Atleta”, da Secretaria Municipal de Esportes de Juína, acaba de projetar o município no 19º Campeonato Matogrossense de Kung-fu Wushu e Campeonato Interestadual, realizado nos últimos dias 28 e 29 de setembro na capital do Estado.
Ao todo, os praticantes da tradicional arte marcial chinesa, que combina habilidades de combate, movimentos acrobáticos, disciplina mental e filosofia conquistaram 18 medalhas, sendo 07 de ouro, 08 e prata e 03 de bronze.
Os depoimentos da volta, compartilhados ao Juína News, confirmam a sua importância, especialmente pelo senso de realização de crianças, jovens e adolescentes. Entre os que subiram ao pódio, Glória Maria usou a expressão calorosa para referir-se aos embates.
“Nunca tive a oportunidade, até esse evento, agora quero continuar”, destacou Nicole de Almeida Fernandes. Para Emanuele da Mata, medalha de prata, “foi muito bom”, só lamenta não conseguir o ouro. Gabriele Aparecida da Mata Rodrigues não esconde a emoção em ter participado, revelando que era um sonho, agora alcançado.
Entre os meninos, Bryan, que diz ter encontrado um adversário forte na final de sua categoria, e Luiz Fernando, ambos medalhistas de prata, já falam em focar no árduo treinamento para o desafio do Campeonato Brasileiro, que deve acontecer em Brasília, a partir dia 30 de outubro. Detalhe: Mato Grosso costuma trazer muitas medalhas no evento maior da modalidade no país.
Categorias
O Kung-fu Wushu, que tem conseguido grande avanço praticantes em Juína é dividido em duas categorias principais: o Wushu Tradicional e o Wushu Moderno. O primeiro, mantém o estilo clássico das artes marciais que têm raízes milenares e inclui uma variedade de estilos como Shaolin, Tai Chi, Wing Chun, Baguazhang, entre outros. O moderno, por seu turno, tem sido desenvolvido como um esporte competitivo, mais voltado para exibição de movimentos e inclui rotinas coreografadas, executadas individualmente ou em grupo, incluindo saltos acrobáticos, chutes e socos.
Para os que buscam uma prática que contribui para o desenvolvimento físico, concentração e crescimento pessoal, com benefícios comprovados para a saúde, preservando uma tradição com grande visibilidade cultural, muito destacada em filmes, o Kung Fu é uma boa opção. Em Juína a referência do Kung-fu Wushu é no programa Mais que Atleta no ginásio municipal.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews