A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso quer escutar os anseios da sociedade e terá uma agenda especial em Juína (735 km a noroeste de Cuiabá), com o Programa “Corregedoria em Ação”. Entre os dias 22 a 24 de junho, no Fórum da cidade, o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, estará disponível para atendimento à imprensa, à sociedade, autoridades municipais, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, magistrados, servidores, além de oficiais de justiça. Todos terão oportunidade de fazerem críticas e apontarem soluções para dificuldades enfrentadas no âmbito do Poder Judiciário local das comarcas do Polo X (Castanheira, Juara, Aripuanã, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Taboporá, Colniza, Cotriguaçu e Juruena).
“Queremos compreender melhor as necessidades da população para nos ajustarmos”, destaca o corregedor. Além dele estarão presentes os juízes auxiliares, Emerson Luis Pereira Cajango e Eduardo Calmon de Almeida Cezar, o coordenador da CGJ, Flávio de Paiva Pinto, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, o gestor-geral do Nupemec, João Gualberto Nogueira Neto, os juízes auxiliares da vice-presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Edson Dias Reis e Aristeu Batista Dias Vilella e demais servidores da Corregedoria.
Na programação o atendimento a imprensa será na quarta-feira (22/06), das 8h às 9h e o atendimento à sociedade em geral será na quarta e quinta e (22 e 23/06), entre 14h e 16h. Outro destaque da programação é na sexta (24/06), às 14h, palestra com os juízes auxiliares da vice-presidência do TJMT, Edson Dias Reis e Aristeu Batista Dias Vilella sobre o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac). Logo em seguida, às 16h15, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira e o gestor-geral do Nupemec, João Gualberto Nogueira Neto, falarão sobre a temática ligada à Pacificação Social, oportunidade em que se evita o surgimento de novos processos e se utiliza a composição entre as partes para resolver o conflito.