Final de semana em Mato Grosso registrou 9 novos casos de infecção pelo vírus do monkeypox, popularmente conhecido por provocar a varíola dos macacos. Boletim divulgado nesta segunda-feira (26) mostra que o estado confirmou até o momento 68 ocorrências da doença.
Dados consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde mostram o perfil dos casos notificados em Mato Grosso. A maioria, 94,03%, das notificações foram registradas em homens, sendo que a maior parte do grupo é composta por negros entre 18 e 40 anos.
Além dos casos confirmados, há também 28 ocorrências em análise e um caso provável. Paralelamente, a SES já descartou 75 notificações da doença que, ao serem testadas, deram resultado negativo.
No ranking de casos por cidade, Cuiabá, com 39 testes positivos, é o município que registrou mais ocorrências da doença até o momento. Em seguida, Várzea Grande, 12, e Tangará da Serra, 4, também ocupam o pódio.
Demais municípios do interior também registraram casos da doença, a exemplo de Campo Novo do Parecis, 3, Sinop, 2, Barra do Garças, 2, Cáceres, 1, Nova Xavantina, 1, Campo Verde, Sorriso, 1, e Rondonópolis, 1.
Fonte: GD