Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, dia 06 de junho, a nova sede das Promotorias de Justiça da comarca de Juína, no Mato Grosso. A solenidade ocorreu as 17:00h, com a presença de autoridades, do estado de Mato Grosso, como o Procurador Geral de Justiça do estado, juiz da comarca, promotor, delegados, advogados entre outras que prestigiaram o novo e amplo espaço de atendimento do órgão.
O procurador Geral de Justiça do Estado José Antônio Borges Pereira disse que Juína é uma cidade polo do noroeste, e já abriga três promotores de justiça, sendo 01 da área civil de 02 criminais, e mediante a necessidade de demanda, está previsto a vinda de mais um promotor de justiça para dar celeridade aos trabalhos na região, e a obra de 540 metros quadrados, está sendo entregue com 02 gabinetes extras para melhor atender a comunidade juinense e toda região, para resolução de demandas coletivas e difusa, atendendo a todos os interessados, e ressaltou que o estado recentemente aderiu ao modo de “Entrância Única”, permitindo que os promotores possam permanecer por mais tempo nas comarcas por eles escolhidas.
Presente da solenidade, Marcelo Linhares, promotor de justiça civil, ele falou sobre a inauguração da sede nova orçada em aproximadamente 1 milhão e meio de reais, que foi planejada para atender a população de forma confortável e com mais segurança, uma vez que a sede antiga, o espaço era insuficiente para atender as demandas exigidas, sendo que muitas vezes, assuntos de grande importâncias e até mesmo sigilosos tinham que ser abordados mediante a outras pessoas, sem quaisquer tipos de privacidade, e também falou que é muito satisfatório ter um espaço que foi planejando para o futuro.
O meritíssimo juiz de direito da comarca de Juína Dr. Vagner Dupim Dias, destacou que a estruturação dos poderes vai além do espaço de conhecimento, abordagens técnicas jurídicas, mas também pela estruturação física que no caso da nova sede da promotoria o espaço agrega conforto e comodidade para que a sociedade seja melhor recebida, bem como os serviços do ministério público, e parabenizou a instituição da conquista do novo espaço que com certeza trará melhoras para toda sociedade.
O delegado regional de polícia judiciária civil Dr. Marco Bortolotto Remuzzi, também se fez presente na solenidade de inauguração e disse que as novas instalações são de grande importância para a sociedade, pois o ministério público é uma instituição essencial para a justiça, e quanto mais forte e mais independente, gera melhor prestação de serviço para a comunidade, e aproveitou para anunciar que polícia judiciária civil conta com um projeto para criação da cidade da polícia no município de Juína.
A nova sede das Promotorias de Justiça de Juína possui cinco gabinetes com salas para assessoria, auditório para 26 lugares, salas de apoio e para assistência social, recepção, copa, banheiros e estacionamento para 20 carros e 10 motos. O prédio atende às normas de acessibilidade.