A Prefeitura de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá) decretou situação emergência devido aos prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingem o município desde setembro do ano passado. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios desta sexta-feira (4).
Segundo o documento, as fortes chuvas "ocasionaram o aumento atípico do nível das águas dos rios e córregos, transbordando de seu leito normal, causando consequentes alagamentos e inundações na área rural e na zona urbana".
Mesmo com ações paliativas, quase todas as comunidades rurais e assentamentos enfrentam problemas nas estradas de acesso à cidade e algumas ainda estão isoladas.
O decreto é uma forma de buscar recursos junto ao Estado e ao governo federal para reconstruir os danos sofridos. A situação de emergência precisa ser reconhecida nos âmbitos estadual e federal para que os recursos sejam enviados.
Por causa do estado de calamidade, a prefeitura pode realizar compras emergenciais sem licitação, assim como realizar evacuações e também desapropriações nos casos de maior risco.
O decreto tem duração de 180 dias, ou seja, de 6 meses.
Jauru
Situação semelhante é vivida em Jauru (425 km a oeste), que decretou emergência na última semana. Por lá, 200 famílias - cerca de 850 pessoas - foram afetadas pelos temporais com a destruição de pontos e problemas de trafegabilidade nas estradas.
Fonte: Thalyta Amaral/GD