Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) a Operação Abuterum, que tem como objetivo investigar os incêndios ilegais que atingiram o Pantanal e a Baixada Cuiabana.
Conforme as informações da assessoria de imprensa, mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em propriedades rurais e em casas da região. As ordens foram expedidas pelo juiz Rodrigo Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente.
Além dos mandados, estão sendo realizadas perícias complementares nos locais, bem como a requisição de documentos com concessionárias de serviços públicos, com prazo de 5 dias para apresentação.
A investigação tem o acompanhamento do Ministério Público, que atua também no monitoramento dos delitos ocorridos no Norte do Pantanal e na Baixada Cuiabana. Corpo de Bombeiros, Politec e o Batalhão Ambiental da PM dão apoio aos trabalhos.
Coletiva de imprensa, às 9h30, irá passar mais detalhes da operação. O nome da operação ‘Abuterum’ vem do latim e significa ‘você abusa’.