Com as fortes chuvas que vem caindo na cidade de Juína, MT, surge a preocupação de se prevenir contra a proliferação do mosquito da dengue, e é pensando nisso que vigilância epidemiológica desenvolveu uma ação de combate à doença.
Segundo a vigilância, a partir de hoje será realizada uma fiscalização na área central da cidade a fim de verificar calhas das empresas e residências com apoio do corpo de bombeiros.
Em entrevista o coordenador de endemias, Paulo José Santana, explica que com o drone será verificado com mais precisão a existência de águas paradas nas calhas e em outros recipientes que servem de possíveis criadores para o mosquito Aedes Aegypti na região central da cidade.
Santana lembra que o índice de infestação no município foi considerado alto, com um resultado de 5,3, sendo o resultado máximo permitido pelo ministério da saúde é de 1%, causando preocupação sobre uma possível epidemia de dengue na cidade nos próximos dias.
A ação contará com apoio da Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal De Saúde, e 14ª Companhia Independente De Bombeiro Militar (CIBM), com a previsão do início dos trabalhos para o dia 15 de fevereiro, explicou Paulo José Santana, que ainda ressaltou que tudo dependerá das condições climáticas do tempo, e pediu para que a população faça sua parte cuidando dos quintais, evitando jogar lixos em terrenos baldios e colaborando com o sucesso da campanha.
A secretária de saúde, Marcela Americo Ortolan destaca a importância de se buscar parcerias para realizar a busca ativa nos focos de mosquitos transmissor da doença, e junto com as entidades como o corpo de bombeiros que além de ceder equipamentos deverá auxiliar nos trabalhos de fiscalização das calhas, sendo feito uma prevenção para evitar uma possível pandemia da dengue no município, e falou sobre as orientações e notificações que o município tem feito, porém, é necessário a colaboração da população ajudar no combate.
Segundo a secretária de saúde, neste ano já foram registrados vários casos da doença no município.
Jeaine Rodrigues, coordenadora da Vigilância Em Saúde, falou sobre os trabalhos que serão realizados com um cronograma junto ao corpo de bombeiros e outras entidades que abraçaram a causa.
O Soldado BM Reis falou que além de ceder os equipamentos, uma equipe de bombeiros estará auxiliando nos trabalhos de monitoramento e operando o equipamento.