O início de alguma coisa nunca se esquece, por carregar a essência dos sentimentos. No caso de uma nobre missão, isto se torna ainda mais intenso. É o que vivenciou nesses dois últimos anos em Juína o pastor Thaylon Denis, da Igreja Adventista do 7º Dia, que está se despedindo.
O distrito de Juína, composto de 4 Igrejas em Juína, 2 em Brasnorte e 2 em Castanheira, foi sua primeira experiência ministerial, depois de concluir o curso teológico na Unasp (Universidade Adventista de São Paulo), entre os anos de 2016 e 2020.
Depois de formado, “serviu a Deus”, conforme expressão usual entre os que atuam no ministério pastoral, durante 2 anos em Colorado do Norte, Alta Floresta e Sinop. O chamado pastoral aconteceu em 2022, começando a pastorear as 8 igrejas do Distrito de Juína.
Projetos e lembranças
Com 20 anos de adventismo, casado com Simeia dos Santos Francisco, Thaylon tem se revelado um líder dinâmico e comprometido com as causas de sua fé, tendo liderado projetos de grande impacto social e religioso, como o “Eu Quero ser Feliz” e a “Caravana da Esperança”, que reuniu mais de 1200 pessoas no Ginásio Municipal de Juína.
Entre as boas lembranças que leva da região está uma ação de alto impacto. Foi “O Grande Mistério” da estátua de Nabucodonossor, quando entregaram 25 mil livros para as comunidades de Juína, Brasnorte e Castanheira.
A iniciativa, com ênfase na frase de efeito “No dia da mentira descubra a verdade”, criou grande expectativa nas três cidades, diante da aparição, em praça pública, da estátua do Rei Persa, com capítulo histórico das Escrituras marcado por grandes lições para a fé cristã.
Segundo Thaylon, essa ação se tornou viral no Brasil e em alguns países, mundo a fora, que começaram a usar a estratégia visando propor uma discussão bíblica sobre uma questão de fé relevante, que é a verdade. Angola e Moçambique, na África, já a implementaram.
A mudança de distrito
A mudança de distrito faz parte da dinâmica do adventismo em relação a seus obreiros, dentro de um formato criado para abençoar as igrejas, uma vez que cada pastor tem suas características e habilidades ressaltadas.
“As transferências ocorrem junto a nossa sede administrativa, em Várzea Grande, que chamamos de AOM, que é Associação Oeste de Mato Grosso”, destaca Thaylon, que assumirá o distrito de São José dos 4 Marcos, formado pelas igrejas local, Araputanga, Reserva do Cabaçal e Indiavaí.
Sob a ótica da mudança natural de campo, ele lembra que dentro da leitura de se fazer mudanças para atender as Igrejas de forma adequada, estará indo para uma região que certamente carece do seu perfil pastoral, assim como o pastor que virá substituí-lo dará o suprimento às necessidades do distrito de Juína.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews