O capítulo juinense do projeto Bombeiro do Futuro, promovido pela 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ºCIBM), teve mais uma etapa nesta quarta-feira, 13, com palestra ministrada pelo Dr. Ronaldo Binoti Filho, delegado da Polícia Judiciária Civil, e visita técnica a instituição.
No compartilhamento, ele abordou a importância do trabalho da Polícia Civil na sociedade. Na visita técnica, acompanhado de sua equipe de investigadores, mostrou os espaços da instituição, inclusive onde as pessoas ficam detidas, bem como os procedimentos do dia a dia.
Coordenado pelos soldados bombeiros militares Nascimento e Santana, o Bombeiros do Futuro em sua 2ª edição local, teve aula inaugural no dia 16 de outubro. Palestras e visitas técnicas ainda acontecerão na Polícia Militar, Fórum, Vara do Trabalho e Ministério Público. Além da Polícia Civil, já foi realizada etapa na POLITEC.
No âmbito das ações dos setores de segurança que agregam formação a jovens e adolescentes, o Bombeiro do Futuro, desfruta de alto conceito, por ensinar valores de cidadania, disciplina e responsabilidade, além de noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes, ajudando-os a se tornarem cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com situações de emergência.
Sua viabilização conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juína, através da Secretaria de Assistência Social, que viabiliza, entre os recursos, o transporte para as visitas técnicas e o uniforme. A edição 2024 conta com a participação de 34 alunos.