Juína/MT, 17 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

17 de Junho de 2024


Juína Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 14:44 - A | A

Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 14h:44 - A | A

Reconhecimento

Associação de Juína é referenciada com louvor no Dia Internacional do Meio Ambiente

Juína News

O belo trabalho desenvolvido em Juína/MT pela Associação Nova Conquista, que faz coleta seletiva de lixo, foi reconhecido na quarta-feira, 05, por várias autoridades ligadas as questões ambientais, a propósito do Dia Internacional do Meio Ambiente, no ato que teve a instalação de um primeiro container receptor, de uma série de cinco, em frente ao Paço Municipal.

Atento às ações da instituição, dirigida por Maria Anaéllia Braga de Almeida, o professor Josemir Paiva, do IFMT, que tem seu respaldo no projeto de recuperação do Córrego Passo Preto, lembrou sua história de luta, sendo formada por pessoas que dão a vida pela causa. “Se soubessem quanto eles ganham, ficariam estarrecidos”, observou, salientando que é um salário muito baixo pelo trabalho bonito e voluntarioso que realizam em Juína.

Ele lamenta que, por circunstâncias conhecidas, infelizmente muito material que poderia ser reciclado pela associação, acaba sendo exportado na forma de lixo para Vilhena, Rondônia. “Muito desse lixo não é lixo, é material reciclável”, disse, ao falar que Juína precisa caminhar muito ainda nesta questão de destinação de resíduos sólidos. Destacou que o ato deste dia foi escolhido para fazer a população pensar o quanto ela pode contribuir com a Associação Nova Conquista.

CONFIRA MATÉRIA SOBRE DESTINAÇÃO DO LIXO DE JUÍNA

Também referenciando a instituição, o engenheiro agrônomo Tiago Batista destacou que a população precisa entender que parte do material que é encaminhado para um aterro sanitário é produto comercializado. Se as pessoas deixam ir para lá, além de gerar um custo elevado ao município, também trazem prejuízo para a instituição que trabalha com este material em Juína.
Feliz com a iniciativa, coordenada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (CONDEMA), que agrega instituições que desenvolvem ações voltadas para a preservação ambiental em Juína, a presidente da Associação Nova Conquista, Maria Anaélia Braga de Almeida, observou que a equipe da ANJA trabalha movida pelo desejo de salvar o meio ambiente. Observa, porém, que, quando se trata de meio ambiente, de água, de ar, de poluição, todos devem estar envolvidos. Ela usa a expressão “corrente do bem” para falar da importância de quem entende, conversar com outros, para se ter uma consciência ampla de que é preciso reciclar.

O momento

Segundo Maria Braga, o espaço de trabalho da ANJA está sendo ampliado graças ao apoio do bispo diocesano, Dom Neri Tondello, que conseguiu para as obras. Além da ampliação do espaço, cita como fator importante a possibilidade de agregar mais trabalhadores no local.
Ela pede paciência em relação a coleta, no momento, que tem sofrido problema de continuidade por conta desta obra, pois o novo barracão está sendo construído sobre o atual e por questão de segurança os caminhões ficam carregados.

Importância

A reciclagem de resíduos é uma prática essencial para promover a sustentabilidade e proteger o meio ambiente. Ela não só conserva recursos naturais e reduz a poluição, mas também oferece benefícios econômicos e sociais significativos. Adotar e promover práticas de reciclagem é crucial para garantir um futuro mais sustentável e saudável para todos.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros