Como já é uma tradição no calendário da saúde de todo país, no mês de outubro a atenção é voltada para a campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo intensificar os cuidados com a saúde da mulher.
Em entrevista a secretária de saúde do município de Juína Marcela Américo Ortolan disse que é um mês bastante importante, levando em consideração que 25% dos novos diagnósticos de câncer feminino, tem sido o de câncer de mama, o que deve deixar as mulheres atentas durante o ano todo.
A secretária falou que durante o mês de outubro uma equipe especializada em saúde mental estará passando nas UBS, pois além do acolhimento das pacientes no que diz sentido a saúde física, o dever é também de preservar a saúde emocional, além das mamografias de rastreio para mulheres acima de 50 anos, sendo disponibilizadas um total de 200 mamografias no mês da campanha, sem incluir as de rotina, que são determinadas conforme a demandas das UBSs que possui uma cota mensal para as mulheres que necessitam desse exame.
Segundo informações repassadas pela secretária Marcela, a indicação do estado é para que todas mulheres acima dos 50 anos de idade procurem uma unidade de saúde realizarem o exame como forma preventiva, porém, mulheres que realizaram o auto-exame e sentir algum desconforto e comorbidade que procure um profissional médico para realizar uma consulta e indicar o exame adequado, independente da idade.
A secretária Marcela disse que fora do mês da campanha existe uma cota de exames distribuídas entre as UBSs para atender as demandas dos encaminhamentos médicos, sendo feito uma verificação junto aos PSFs para ver qual o número da demanda de cada equipe, sendo que além das mamografias estão sendo realizados exames de ultrassom de mamas, ultra vaginal, que tem crescido as demandas ultimamente.
Em caso de diagnostico positivo o tratamento é realizado todo pelo SUS, que é uma demanda de alta complexidade necessitando apoio dos hospitais da capital do estado que recebem as pacientes encaminhadas e proporciona o tratamento que cada uma necessita, pontuou Marcela Américo.
Há registros de casos de câncer de mama no município de Juína e dentre eles o de uma servidora municipal que tem participado das campanhas falando sobre a importância do diagnóstico precoce e também do tratamento.