02 de novembro, dia em que celebra o dia de finados. A origem do Dia de Finados remete ao século II, quando os cristãos começaram a rezar pelos falecidos e a visitar os túmulos deles.
O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido aos poucos na Igreja Católica e aos poucos outras religiões aderiram a data e junto celebram a partida dos entis-queridos.
Na cidade de Juína, o Cemitério Municipal “São Francisco De Assis” recebeu um grande número de pessoas que foram até o local para fazer orações e visitar o túmulo de familiares, parentes e amigos.
O Juína News conversou com Jully Maciel que estava visitando o jazigo da família onde encontra sepultado seu irmão França que era Sargento da PM, e faleceu na cidade de Sinop. Ela disse que todos os anos os familiares se reúnem para prestar uma homenagem ao irmão Sargento França, que foi um ser humano exemplar, tanto para com os familiares, quanto pelos serviços prestados a sociedade, deixando muito orgulho na população da cidade de Sinop que o homenageou colocando seu nome em uma escola militar que foi inaugurada recentemente.
Também estava presente no cemitério municipal a jovem Amanda Rios que recentemente perdeu a mãe Vânia Rios em decorrências as complicações da Covid-19, Amanda disse que a falta da mãe é intensa, tanto que nem todos os familiares conseguem visitar o túmulo onde Vânia está sepultada, e lembra da mãe com muito orgulho e carinho, pois enquanto viveu sempre foi uma mulher determinada e guerreira que deixou muitas saudades para amigos e familiares.
O pai do médico José Parada que faleceu em março do ano passado em um acidente de trânsito na MT 170, senhor José Parada Padilla, veio do estado de Rondônia para visitar o túmulo do filho que deixou um grande legado no município de Juína, e disse que não foi uma decisão fácil permitir que o corpo do filho fosse sepultado no cemitério da cidade de Juína, entretanto, ressaltou se baseou nos cinco anos de trabalhos e conquistas que o médico José Parada obteve na cidade que o acolheu como um filho e diante de tanta gratidão aos juinenses, a família decidiu deixar que seu filho ficasse “para sempre” na cidade de Juína e agradeceu as pessoas e em especial ao Bispo Dom Neri que passou pela capela onde está sepultado o corpo do médico José Parada para prestar homenagens ao filho que, tanto carinho da sociedade juinense conforta os familiares e dão forças para continuar vivendo e lembrando do bem que o filho médico praticou em vida na cidade de Juína.
A visita pelo cemitério municipal ocorrerá durante todo o dia de hoje, e como o ano passado devido a pandemia, a missa de finados vai ser realizada logo mais a noite na igreja Sagrado Coração de Jesus.