Num tempo em que temas como melhoria da qualidade do ar, educação ambiental e promoção da biodiversidade estão no topo das atenções, um curso que soma positivamente está sendo ministrado em Juína, MT, através de parceria entre Senar, Sindicato Rural e Sistema Famato. Trata-se de uma qualificação em Jardinagem e Paisagismo.
Ao longo de quatro dias, sendo dois de informações teóricas e dois de prática, um grupo de pessoas da comunidade que atua na área tem agregado conhecimento numa iniciativa que visa, além deste objetivo maior, contribuir para a melhoria da renda e de certa forma valorizar a mão de obra no mercado, como revelou ao Juína News o instrutor Maicon Alves Maia.
Ele lembra que esse núcleo de participantes, apesar de já estar atuando, passa a ganhar mais confiança na execução de seus serviços, pelo saber adquirido em questões como a lida com adubos, calcário, combate as pragas e doenças, com podas seletivas específicas, contribuindo para a melhoria da qualidade das plantas.
Destacado pelo SENAR para estar em Juína e atuando no contexto dos mais de 160 cursos oferecidos pela instituição, Maicon elogiou o que viu na cidade. “Quando chegamos a um lugar, a primeira coisa que a gente vê são as praças, os parques, os jardins e aqui, o cuidado que percebemos se reflete no colorido do lugar, mostrando que as pessoas estão buscando essa estética”, disse, revelando que a partir desta experiência visual procurou inserir informações que agregam, em suas ministrações.
Entre os participantes, Donizete Coelho se diz feliz, lembrando que até aqui desenvolveu seu trabalho sem saber se estava certo ou errado, mas acabou descobrindo que à exceção de algumas informações adicionais, tem trabalhado dentro daquilo que tecnicamente está sendo discutido. “Falta alguma coisa, mas concluímos que estávamos certos”, avaliou, agradecendo o Sindicato Rural, através do Cabeção e “Seo” João “amantes do assunto”, segundo ele, pelo empenho em trazer o curso para Juína.
Mobilizador do SENAR, João Reis destaca que as aulas práticas estão sendo realizadas em frente ao comando da Polícia Militar com o objetivo de melhorar o jardim ali existente, dando assim uma contribuição positiva para a instituição, ao mesmo tempo que treina um grupo de profissionais. Reforça a importância do reforço a qualificação que a iniciativa está oferecendo. E tudo com um único objetivo, segundo ele, que é melhorar!
Numa avaliação geral, o curso é mais uma contribuição positiva à comunidade juinense, considerando que a jardinagem e o paisagismo não apenas embelezam a cidade, mas também trazem benefícios ambientais, sociais e econômicos significativos. Os espaços verdes são essenciais para tornar uma cidade mais sustentável, saudável e agradável de se viver. E Juína busca isto!
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews