Juína/MT, 23 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

23 de Julho de 2024


Juína Quarta-feira, 05 de Junho de 2024, 17:55 - A | A

Quarta-feira, 05 de Junho de 2024, 17h:55 - A | A

Dia Internacional do Meio Ambiente tem projeto de reciclagem novo em Juína

Juína News

No Dia Internacional do Meio Ambiente, embora o enfoque do ano esteja voltado para o combate a desertificação e a potencialização de água para determinados locais, a reciclagem de resíduos foi tema compartilhado por várias autoridades ligadas ao tema, em evento simbólico, na prefeitura municipal, onde um de cinco residuários estão sendo instalados no município.

Entre os elementos comuns à todas as manifestações, destacam-se a importância da população ver a reciclagem de resíduos como crucial para a sustentabilidade, os aspectos ecológicos, econômicos e sociais envolvidos em sua prática e relevância da participação de todos nas ações desenvolvidas em Juína.

Uma referência citada no ato, com participação representativa de todas as instituições que desenvolvem ações ligadas ao meio ambiente, sob regência do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (CONDEMA) – IFMT, Escola Paulo Freire, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Educação, Associação Somos Todos Nós, algumas ONGS, etc. – foi o trabalho desenvolvido pela Associação Nova Conquista. “Trabalho feito com amor e dedicação”, pontuou Josemir Paiva, professor do IFMT.

O anseio geral, compartilhado por sua presidente, Maria Braga de Almeida, é que Juína possa estar entre as cidades que mais recicla no Estado, o que passa por uma conscientização maior da população. Ela lembrou a ampliação que está sendo feita no barracão receptor, possível graças a mobilização do bispo diocesano, Dom Neri Tondello, como importante para o sonho de “reciclar, se não 100%, pelo menos 99,9% daquilo que Juína descarta”.

Presente ao ato, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adalberto Rodrigues, destacou que das 40 toneladas de lixo coletadas diariamente em Juína, boa parte dá para ser aproveitada, reciclada. “Quem tem o interesse em ajudar o meio ambiente, é só vir numa das lixeiras e ler o que é reciclado”, disse, salientando que sua pasta está trabalhando para fazer um meio ambiente melhor, mas a população precisa participar.

À frente de uma instituição com vários projetos relacionados ao meio ambiente no município, o IFMT, o professor João França observou que embora a data do dia seja bem divulgada, é necessário lembrar que a preservação do meio ambiente se dá com ações cotidianas, uma delas a reciclagem de resíduos. “Esperamos que essa ação sensibilize todos em seus hábitos diários”, observou, corroborando com o engenheiro agrônomo Tiago Batista, segundo o qual a instalação das lixeiras em cinco pontos da cidade – as outras são na Igreja matriz e no entorno do Ginásio de Esportes - visa divulgar e incentivar a reciclagem.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

 

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros