Foi realizada na manhã da última terça-feira (01), uma reunião no gabinete do prefeito Paulo Augusto Veronese (PSD). Em pauta, estavam temáticas como o Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, a implementação de recursos para a execução de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, além da reestruturação da carreira de conselheiros tutelares da cidade, esteve em questão também a efetivação da lei municipal que veda tanto o uso do narguilé em espaços públicos quanto a comercialização para menores de 18 anos.
A reunião contou com a presença de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social.
Em entrevista, o prefeito de Juína, Paulo Veronese (PSD) comentou sobre a reunião:
“O CMDCA em parceria Conselho Tutelar faz um trabalho ainda pouco reconhecido e valorizado. Eles atuam nas vulnerabilidades do sistema, e por isto precisam de ajuda, apoio financeiro, o que é necessário para que sejam geridos recursos e só então, para que as coisas aconteçam”, declarou.
Ainda sobre as atividades para o ano de 2022, o prefeito pontuou:
“Para o ano de 2022, temos encaminhamento e parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, atuando pra ajudar este conselho. Recebemos propostas para o ano e tentaremos fazer com que aconteça da melhor forma possível”.
Também em entrevista, Alessandro Barbosa, Secretário de Assistência Social, falou sobre a reunião e as demandas em questão:
“Momento importante! Tivemos a presença do CMDCA e do Conselho Tutelar do município de JUÍNA, sobretudo, ficamos felizes com a sensibilidade do prefeito em receber, atender e dialogar com essa classe de servidores, o que é importante para o andamento dos trabalhos da Secretaria como um todo. Na oportunidade, foram colocadas demandas e houve esclarecimento de alguns fatos para o bom andamento dos órgãos”, destacou.
Leandro Honório, Presidente do CMDCA, em entrevista, falou sobre o sucesso da reunião e comentou sobre os pontos dialogados na oportunidade:
“A reunião foi muito produtiva! Entre os assuntos em pauta, tratamos sobre a atualização da lei do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, sobre a implementação de recursos para a execução de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, sobre o cargo de conselho tutelar no município, elevando do nível médio para o nível superior. Ainda na oportunidade, conversamos sobre a lei que proíbe o uso de narguilé no município, para que a fiscalização seja efetivada e que as penalidades sejam, de fato, aplicadas àqueles que ainda ousam descumprir a lei, que está em vigor desde 2017, e proíbe o uso do cigarro eletrônico em lugares públicos - em outras palavras, com grande conglomerado de pessoas.”, concluiu.