Uma situação tensa chamou a atenção dos juinenses na noite desta terça-feira, 14, em parte acompanhada ao vivo pelo Juína News (Facebook), quando uma equipe do Corpo de Bombeiros assumiu os vários riscos que existem num resgate dentro de uma infraestrutura subterrânea, num tubo de manilha, na Rua Coloral, no Módulo 05, nas imediações da escola Padre José De Anchieta Anchieta (assista aqui).
Segundo apurado, no horário de almoço uma chamada telefônica aos bombeiros dava conta que uma idosa, mais tarde identificada como Dona Nercisa, teria desaparecido naquela região. Nas buscas iniciais, com a utilização de drone, nada foi encontrado.
No início da noite, imagens de câmeras de monitoramento da região, levadas à corporação por uma neta da mulher, mostravam que ela desaparecia, subitamente, num trecho da rua, onde existe uma boca de lobo. Com as buscas retomadas, ali ela foi encontrada.
Durante a operação, que durou mais de três horas, com a presença de várias forças de segurança e socorro - além dos Bombeiros -, como Polícia Militar e equipe do SAMU, verificou-se o resultado positivo do recente treinamento ministrado na cidade sobre socorro às vítimas em situação de risco, pois os bombeiros – entre eles o Major Reis, e os soldados Rocha, Márcio e Jacob - tiveram êxito numa situação que envolve perigos como colapso do tubo, risco de queda e asfixia, neste caso para a vítima.
Para que os socorristas tivessem uma entrada de acesso à tubulação e percorressem em torno de 100 metros no seu interior, encontrando Dona Nercisa com vida, houve necessidade do trabalho cuidadoso de uma retroescavadeira da Secretaria de Obras do município. “Nunca tinha feito um resgate tão exaustivo, mas o resultado foi gratificante”, disse ao Juína News o soldado Rocha, lembrando que a grande recompensa deste trabalho é ver a vítima sair com vida.
Ao cumprimentar seu efetivo, o Major Reis lembrou aspectos importantes numa situação de risco como a enfrentada, onde é preciso manter a calma durante as ações, para oferecer um mínimo de conforto a vítima, que estava confinada num espaço minúsculo, o que inviabilizou o uso do oxigênio. Sua entrega ao suporte avançado do SAMU, ao final da operação, trouxe à lembrança a relevância dos treinamentos da equipe de bombeiros, muitas vezes levados à exaustão.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews