Num tempo em que, segundo informações, mais de 65 milhões de brasileiros curtem o carnaval, em ruas e outros espaços, muitos preferem aproveitar o período, geralmente com ponto facultativo na segunda e feriado na terça, para outras atividades. Os retiros espirituais ou acampamentos das igrejas evangélicas fazem parte deste núcleo.
Muitas das Igrejas evangélicas de Juína estão com programações em curso desde sexta-feira, 09. Os retiros e acampamentos seguem um modelo tradicional, com preleções, quase sempre com um tema definido, gincanas, atividades recreativas, grupos de orações, louvor e adoração.
Com forte presença em Juína, sendo gestora de uma escola tradicional, a Igreja Presbiteriana do Brasil, com representantes de suas várias congregações, soma-se às várias igrejas do concílio do qual faz parte, o Presbitério Noroeste de Mato Grosso, PNMT, na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, em Juruena, onde acontece o Acampamento de 2024, com presença de mais de 200 jovens.
Segundo o Reverendo Anderson Vilella, presidente do PNMT, um dos destaques da edição, que tem como tema “O que vem depois do eis-me aqui! ” E envolve atividades recreativas, esportivas e especialmente espirituais, como um ciclo de palestras, entre outras, um dos destaques da edição será uma Noite de Missões.
Ele destaca que as delegações das igrejas participantes farão uma apresentação representando vários países onde a Igreja Presbiteriana do Brasil, através de sua Agência Missionária, tem frentes de trabalho.
Pelo que foi definido pela coordenação, Castanheira representará o Oriente Médio; Porto dos Gaúchos a Romênia; Japuranã, a Espanha; Aripuanã, o Japão; Tabaporã, o Senegal; Colniza, a Alemanha. Juara, o Peru; Juína, a Itália; Cotriguaçu, o Uruguai; Nova Bandeirantes, a Inglaterra e Juruena Guiné Bissau.
Já a 1ª Igreja Presbiteriana Renovada Central de Juína antecipou-se e desde a sexta-feira realiza seu retiro espiritual anual, numa área rural do município, com um núcleo de palestras que os coordenadores do evento concluíram ser relevantes para os dias atuais e várias atividades adicionais, visando o fortalecimento da fé e a comunhão, segundo eles.
De acordo com o pastor Caubi de Araújo, da IPR de Castanheira, que participa como convidada, os temas são “Profundidade com Deus” e “Praticar a Palavra”, ministrados por ele; “Identidade e Paternidade” (Genésio); “Arrependimento” (Lisie); “Conhecendo a si mesmo” (Lucenir e Danilo); “Amadurecimento Espiritual” (Pastor Nivaldo); “Levar a Palavra” (Washinton), numa série que começou com “Iniciando a Caminhada”, na sexta, com Marcos e Shera. “A 2ª e a 3ª IPR’s também estão em programação, com o Luau dos Profetas”, observa.
Maior denominação evangélica do país, em membros, de orientação pentecostal, a Igreja Assembleia de Deus está realizando também desde a última sexta mais uma edição do Congresso de Mocidade da Região Noroeste, o COMADREN, tendo como tema das palestras ministradas à juventude “”Aviva ó Senhor a Tua Obra”, que se baseia numa expressão de oração do profeta bíblico Habacuque.
Segundo os realizadores do Congresso, os preletores principais são os pastores Claudio Calas, de Minas Gerais, e Jair Fagundes, de Tangará da Serra, e o cantor principal Danilo Leite, de São Paulo.
Vários outros grupos cristãos também realizam eventos similares neste período do ano, inclusive da Igreja Católica. No caso evangélico, a visão não é fugir do carnaval, por entenderem que existe maturidade para distinguir limites, mas fortalecer a fé e a comunhão. Muitas igrejas locais, que não realizam retiros e acampamentos, reforçam temas relacionados a espiritualidade em espaços como suas escolas dominicais e cultos no período carnavalesco.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews