A Feira Municipal de Juína foi o local escolhido pelo Lions Club para uma ação crucial no diagnóstico e monitoramento de diversas condições de saúde. Ali, uma equipe formada por voluntários da instituição e especialmente alunos de enfermagem do município, realizaram mais de 300 testes gratuitos de glicose, para medir a glicemia da população.
Sua vice presidente, Thalita Neves, destacou a reportagem o resultado positivo da iniciativa, com boa adesão, lembrando que no mês de novembro, mais especificamente no dia 14, tem o Dia “D” contra a diabetes em todo o mundo e o Lions dá sua contribuição, com os testes, informação e encaminhamento de alguns casos.
Da equipe de voluntários, Cleony Carreiro enfermeiro e membro do Lions, dimensiona a importância da opção oferecida para testes, num domingo – foi dia 24 - na Feira, “porque muitos não tem o aparelho de medição da glicose e talvez não tenham conhecimento de como está o nível de açúcar no sangue, qual a quantidade máxima e mínima de glicose permitidas”.
Segundo ele, feita a prevenção os pacientes com índices alterados, acima do valor glicóico, são orientados a procurar um PSF ou um Laboratório, para um exame mais detalhado de sangue. “A gente alcançou um índice bastante interessante; muitas pessoas não sabiam estar com o nível de glicose alterado e provavelmente vão estar procurando esse atendimento”, diz.
O trabalho foi viabilizado com a parceria da Prefeitura Municipal de Juína, através da Secretaria Municipal de Saúde, doando os insumos, e de alguns comerciantes, que doaram materiais como algodão e álcool, com o Lions disponibilizando os insumos não conseguidos.
A relevância dos testes/exames pode ser medida pelos direcionamentos a partir deles, como o diagnóstico e controle do diabetes, avaliação geral da saúde, identificação de hipocliemia, avaliação de risco cardiovascular e por ser mais uma opção no município para o monitoramento dos níveis de glicose, requerente de regularidade.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews