O Tribunal do Júri em Juína, ao Noroeste de Mato Grosso, condenou por homicídio qualificado Neilton José Soares dos Santos, Wendel Felipe dos Santos França e Matheus Felipe dos Santos Araújo pelo assassinato de Vaney dos Passos Torres, 23, morto a golpes de pauladas capacete e facada no dia 08 de dezembro de 2022, nas proximidades do terminal rodoviário da cidade.
Relembre o caso: Jovem é morto a facadas e pauladas, e tem faca cravada nas costas em Juína
Ao final do julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu, por maioria, não havendo divergências, a materialidade e autoria do crime, afastando a qualificadora de motivo torpe e a tese de negativa de autoria em relação ao acusado Neilton, fixando penas definitivas de 14 anos para este, 13 anos e 4 meses para Wendel e 12 anos para Matheus. Os três registraram que não recorrerão da sentença.
Vaney tinha 23 anos, à época, e seu corpo foi encontrado com uma faca cravada nas costas no terreno dos fundos da Prefeitura de Juína, depois de uma sequência de espancamentos que teria começado num posto de gasolina das imediações, por volta das 04 horas da madrugada, segundo testemunhas.
A Polícia Judiciária Civil iniciou investigações de imediato, com Neilson, de 31 anos, sendo preso no mesmo dia, ao ser encontrado ferido. Embora negasse participação, imagens de câmera de monitoramento mostraram seu envolvimento, junto com outros dois comparsas. Weldel foi o último a ser preso, em Juruena, no começo de janeiro de 2023, em ação que teve apoio da Policia Civil daquela cidade.
Conforme a denúncia do MP, a motivação do crime se mostrou evidente em razão dos denunciados, membros da facção “Comando Vermelho”, terem matado a vítima pelo simples fato de ela pertencer à facção rival “Primeiro Comando da Capital”.
O júri popular ocorreu na última semana e foi presidido pelo juiz Dr. Vagner Dupim Dias e representando o MP, a promotor ade justiça, Dra Ana Paula Parentel, e a defesa dos réus foi patrocinada pelo defensor público, Dr. João Tomaz Neto.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews