Juína/MT, 15 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

15 de Junho de 2024


Juína Quinta-feira, 13 de Abril de 2023, 13:12 - A | A

Quinta-feira, 13 de Abril de 2023, 13h:12 - A | A

Prefeitura de Juína inicia tratativas junto ao Estado para aquisição de Plano de Visitação em terras indígenas

A Prefeitura Municipal de Juína, por meio do Departamento de Turismo, está investindo em novas iniciativas para incentivar o turismo indígena na região.

Reconhecendo o valor da cultura indígena e sua importante contribuição para a história da cidade de Juína, o poder executivo está trabalhando para desenvolver um plano de turismo sustentável que respeite as tradições e costumes da Etnia Enawenê-Nawê.

“O Etnoturismo virá como forma de valorização cultural e promoção de fonte de renda para as aldeias, onde as mesmas conseguirão se sustentar financeiramente através desse tipo de negócio, além de promover a inclusão social e, conservação ambiental nas terras indígenas. Esse projeto de implantação do Etnoturismo permitirá o desenvolvimento do empreendedorismo e autonomia dos povos tradicionais, consequentemente geração de emprego e renda. Sendo assim, toda comunidade Juinense será beneficiada, haja visto, todos os seguimentos da sociedade estão ligados ao processo de crescimento e evolução das atividades do Etnoturismo.”, explica a coordenadora do departamento de Turismo, Adriana Bourschaidt.

O turismo indígena é uma oportunidade única de aprender sobre a história e a cultura dos povos indígenas locais, e a prefeitura está empenhada em promover essa oportunidade em Juína.

“Nosso objetivo consiste em proporcionar aos visitantes uma experiência autêntica e imersiva, ao mesmo tempo em que se observam e preservam as tradições e a cultura das comunidades indígenas locais.”, finaliza Adriana.

Para atingir esse objetivo, a Prefeitura de Juína está pleiteando apoio para a construção de plano adequado a realidade do município, em um esforço coletivo de busca, coleta, discussão e validação de informações que expressam a vontade da aldeia Enawenê-nawê em relação ao desenvolvimento das atividades turísticas.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews 

 

 

Fontes:  Imprensa/PMJ

Comente esta notícia

Sandra 15/04/2023

Por que não deixam os povos originais em paz.??? Eles não são propriedades de vcs. Turismo vai kevar doenças e alterar cultura. Muita arrogância. Vai gerar renda para os indígenas?. Vai gerar renda para os indígenas? Vai gerar renda para os indígenas?

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros