O prefeito municipal de Juína, Paulo Augusto Veronese (União Brasil), está encaminhado nesta segunda-feira, 05, à Câmara Municipal, a mensagem nº 01/2024 que trata da Revisão Geral Anual salarial de todos os servidores públicos municipais a partir de fevereiro, com efeito retroativo a janeiro.
Paulo Veronese se referenciou pelo IPCA, Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo, ao elaborar o documento, embora historicamente muitos gestores usem Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) como parâmetro de revisão.
A diferença entre ambos está no uso do termo “amplo”, que envolve uma parcela maior da população. O IPCA avalia a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. O INPC, avalia a mesma variação no universo de 1 a 5 salários mínimos.
Em termos práticos significa que em Juína o percentual de revisão para todos os servidores municipais, caso o legislativo aprove a mensagem do executivo, será de 4.62%, quando em muitos municípios, que optaram pelo INPC como índice, o índice será de 3.71%.
Ao optar por um parâmetro maior de revisão, Paulo Veronese destaca que sua gestão reconhece a importância da valorização dos servidores e lembra que sua gestão já efetuou reajustes maiores, para algumas categorias.
“Estamos fazendo o que o município tem condições; esse 4.62% cabe na realidade de nosso município”, ressaltou, observando que o impacto será de algo em torno de R$ 2 milhões, no final de ano, na folha de pagamento.
O projeto de lei será apreciado pelos vereadores para possível aprovação autorizando o executivo a pagar o RGA.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews